O outono começa oficialmente no Brasil no dia 20 de março. E a nova estação chega com temperaturas bem mais amenas e com o volume de chuva menor que o do verão mudanças que afetam diretamente o bem-estar de todo o corpo, inclusive do cabelo.

Por isso, é necessário manter alguns cuidados bem específicos para que sua estrutura capilar continue saudável. Afinal, seus fios sentiram o impacto dos fortes raios solares e das diversas chuvas na última estação e, agora, é o momento de reestruturá-los de acordo com o novo clima. As dicas abaixo vão te ajudar bastante para manter a saúde e a beleza deles:

Mulher sorrindo com um fundo de outono escrito a frase na imagem:  é o momento de restruturá-los de acordo com o novo clima

Verão x outono: existe diferença nos cuidados?

Mas será mesmo necessário alterar os procedimentos para cuidar dos fios especificamente para uma estação? Sim, e muito. Não só do cabelo, mas de todo o corpo. Cada clima possui suas peculiaridades que alteram a forma como nosso organismo reage aos fatores externos.

Por isso, não importa qual seja a estação, os cuidados também precisam mudar. No verão, por exemplo, as principais preocupações estavam ligadas às condições que são bem características dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, como:

  • Fortes raios solares;
  • Cloro das piscinas;
  • Água salgada do mar;
  • Areia das piscinas;
  • Hidratação constante.

Logo, as características que podem afetar os fios nos meses de março, abril e maio são bem diferentes das demais, assim como os cuidados necessários.

4 Cuidados essenciais no outono

1. Higienização dos fios

Nessa época de clima mais fresco, os banhos costumam ser mais quentes, o que é prejudicial à saúde do cabelo. A temperatura mais elevada da água resseca a raiz e os próprios fios, chegando até a eliminar a oleosidade natural. O mesmo valerá para o inverno, quando o frio é ainda maior.

Por isso, o indicado é que a higienização seja feita com água sempre fria; assim, o brilho natural continuará por toda extensão do cabelo. Mas, encarar a água gelada em dias friorentos pode ser bem difícil para alguns; por isso, é indicado que a lavagem seja feita separadamente, no final ou no início do banho.

2. Hidratação: ela merece atenção

E quando falamos de hidratação, não é apenas sobre o tratamento com os produtos, mas sobre a hidratação de todo o corpo, feita com o consumo adequado de líquidos, que é de 2 litros para adultos.

Logo, é necessário alinhar a hidratação do corpo com aquela realizada nos salões, evitando o ressecamento e as quebras que acontecem com bastante frequência mesmo em climas mais úmidos.

3. A proteção térmica também é importante

Mesmo que os raios solares não estejam tão agressivos, é necessário manter a proteção contra eles. Por isso, invista nos finalizadores que possuem ativos protetores UV e em máscaras, que devem ser usadas antes de tratamentos com aparelhos elétricos que emitem calor em excesso.

Mas vale lembrar: o uso constante desses aparelhos pode provocar disfunções em toda a estrutura capilar, já que o calor excessivo resseca os fios, provocando quebras e até queda em alguns casos. Portanto, cuidado!

4. Alimentação: é hora de fortalecer os fios para o inverno  

O outono tem a peculiaridade de estar entre as extremidades do verão e do inverno. Ou seja, seus fios acabaram de sofrer com as agressões externas das fortes temperaturas, e agora é hora de recuperá-los e realizar um trabalho de fortalecimento para as temperaturas amenas e a umidade maior, características do inverno.

Por isso, entre todos os tratamentos citados, é importante também manter uma alimentação equilibrada para repor as vitaminas essenciais para fortalecer os fios. Assim, toda a estrutura capilar será fortalecida e terá os nutrientes necessários para suportar qualquer clima.

Agora conta pra gente: você já tinha o hábito de realizar esses cuidados específicos para determinada estação ou começará a partir de agora? Não se esqueça que, para encontrar os produtos e tratamentos mais adequados para manter sua estrutura capilar sempre saudável, basta acessar o link www.bulboraiz.com.br