Se você se preocupa com a saúde e beleza dos seus fios, certamente já ouviu falar sobre o cronograma capilar. Apesar de parecere autoexplicativo, este procedimento ainda é recheado de dúvidas, por isso, nós vamos te contar tudo que você precisa saber para conseguir aplicá-lo no seu dia a dia.

Não perca tempo, separe o bloco de notas e sinta-se à vontade para anotar tudinho e se preparar para uma rotina bem tranquila de cuidados completos com toda a sua estrutura capilar. Está preparada? Então, vamos lá!    

Conhecendo o cronograma capilar

Utilizada há muito tempo entre os profissionais da área, o cronograma capilar começou a se popularizar entre o público em geral recentemente. Apesar de parecer complexo, o procedimento é bem tranquilo e pode ser incorporado à rotina de qualquer pessoa. E, de longe, o primeiro passo para se adequar a eles é ter disciplina e querer, de fato, os resultados positivos que não virão em prazo muito curto.

Esta técnica consiste, basicamente, em três etapas que são dividas entre a hidratação, nutrição e reconstrução da raiz à ponta dos fios. E é buscada, entre outros casos, principalmente para quem procura soluções contra ressecamento, quebra e opacidade.

Quem pode fazer?

Restrição, restrição mesmo, não tem. Qualquer pessoa pode criar seu cronograma, mas, antes, é importante saber exatamente do que os seus fios precisam. Claro, a pessoa mais indicada para avaliar isso é o seu profissional de confiança. Geralmente, os casos que mais envolvem esses cuidados são os das pessoas que:

  • Estão fazendo transição capilar;
  • Possuem fios danificados por procedimentos químicos;
  • Fios com excesso de oleosidade;
  • Quebra, geralmente causada por equipamento de temperaturas elevadas;
  • Fios excessivamente ressecados.

Viu? É bem amplo, muita gente é adepta deste método que, de fato, funciona muito bem. Então, não tem desculpa. Você pode sim aplicá-lo!

Mulher de costas, de cabelos cacheados, amaciando as pontas durante o cronograma capilar

Como aplicá-lo ao dia a dia?

A escolha dos produtos é um dos passos mais importantes para o êxito do cronograma. Não deixe de consultar seu especialista de confiança, dê preferência aos produtos livres de agentes químicos e procure os que mais combinam com o seu tipo de cabelo.

Depois disso, escolha a semana para iniciar o seu procedimento. Mas não se esqueça: quando começá-lo, é importantíssimo dar continuidade dentro dos prazos propostos. Se, por exemplo, você for viajar durante o período de cronograma e não conseguir realizar um dos procedimentos, adie o início para quando tiver certeza da sua disponibilidade.

Agora, com a ajuda de um especialista, basta conhecer qual a prioridade do seu cabelo: hidratação, nutrição e reconstrução. Por fim, distribua os tratamentos por 4 semanas. Suponhamos que, no seu caso, a nutrição seja a prioridade, logo, o seu cronograma ficará assim:

  • 1ª semana: tratamento de nutrição
  • 2ª semana: tratamento de reconstrução
  • 3ª semana: tratamento de nutrição
  • 4ª semana: tratamento de hidratação  

Assim, essa mesma lógica vale para qualquer caso, independentemente da prioridade dos seus fios. Viu? É facinho. Já está preparada para começar? Organize-se semanalmente, escolha o dia certo da semana e pronto! Depois é só curtir seus fios repletos de saúde e beleza. Ah, não esquece de contar o resultado pra gente! 😉