Uma boa alimentação é fundamental para nosso bem-estar, inclusive para a saúde de nossos cabelos. Você sabia que é possível manter os fios capilares saudáveis e bonitos através de uma alimentação nutritiva? Aqui vão algumas dicas para você conseguir conciliar refeições que fazem bem para seu paladar e para os cabelos!

Ostras, camarão, fígado, castanhas, cereais e legumes são ricos em Zinco. Elemento que já se faz presente na estrutura capilar, deve ser reforçado sempre que possível. Ele é importante para prevenção das quebras e da descamação do couro cabeludo, além de auxiliar no crescimento dos fios, e evitar a oleosidade exagerada.

Para aumentar a resistência dos fios, reduzindo a quebra e dando a elasticidade natural, o Silício Orgânico é fundamental. Os alimentos ricos nesse nutriente são: maçã, laranja, banana, amendoim, arroz, milho, peixes e até os cereais da cevada. Fácil de colocar na nossa dieta, não é?

O Magnésio previne a calvície e deixa os fios mais fortes e naturais. O espinafre, arroz integral, abacate, soja, amêndoas, couve e chocolate amargo são ricos neste nutriente e trazem benefícios para nossa estrutura capilar.

Vitamina A: sua composição antioxidante traz de volta a hidratação e a força natural dos fios. Inclua no seu cardápio alimentos como: ovos, aves, peixes, espinafre, cenoura, manga e mamão, e dê mais naturalidade para seus cabelos.

Vitaminas do Complexo B, como as B1, 2, 3, 5, 6, 7, 9 e 12, auxiliam no controle da oleosidade, no desenvolvimento da queratina, retarda a queda, dão brilho e maciez, além da força e elasticidade natural. Os alimentos ricos no complexo B são facilmente encontrados e provavelmente já estão inclusos em sua dieta, os mais comuns são: feijão, batata, abacate, banana, peito de peru, ovos, e carnes, principalmente o fígado.

Os antioxidantes são fundamentais para a saúde da pele e dos fios capilares, dando força e rejuvenescendo a estrutura capilar. As vitaminas C e E são compostos fundamentalmente por essa molécula, que estão presentes no limão, laranja, batata e pimentão.

A principal vitamina para o cabelo é a H, também conhecida como biotina. Sua falta pode causar o enfraquecimento da raiz e consequentemente a queda. A Vitamina H tem relação com a produção de queratina e é fundamental para o desenvolvimento dos fios. Por isso é importante o consumo diário desse nutriente que é facilmente encontrado em alimentos como a carne vermelha, leite, gema do ovo, tomate, cebola e cenoura.

Depois de conhecer estas dicas, certamente você já está imaginando como serão suas próximas refeições, certo? Simples ajustes podem ajudar na saúde do corpo e dos seus fios. Que tal começar hoje mesmo?