Em dezembro entramos definitivamente no verão onde o sol e o calor estarão mais agressivos ainda. E é exatamente por isso que devemos aumentar os cuidados com a saúde, inclusive a capilar. Pensando nisso, separamos algumas dicas que lhe ajudarão a manter os fios lindos e saudáveis, também no calor.

Algumas dessas preocupações se assemelham aos cuidados com os fios no inverno , mas a maioria é bem peculiar do verão. Então já vai se preparando para salvar todas as dicas e não perder nada.

Mulher na praia bebendo água de coco

Alimentação

Manter uma alimentação equilibrada é benéfico para toda a nossa saúde, em qualquer estação do ano. No verão é mais importante ainda, já que, por causa das fortes temperaturas, perdemos mais nutrientes e, consequentemente, nosso corpo gasta mais energia na realização das tarefas rotineiras.

Com a estrutura capilar não é diferente: exposta na maior parte do dia ao calor e, na maioria das vezes, ao sol, ela perde diversos nutrientes. Por isso, uma dieta saudável é fundamental para mantê-la saudável. Para alcançar esse objetivo, invista em alimentos ricos em:

  • Magnésio;
  • Silício Orgânico;
  • Vitamina A;
  • Vitamina com complexo B;
  • Vitamina H;
  • Antioxidantes.

Higienização mais adequada

Nessa época do ano, é comum os fios entrarem em contato direto com sol, areia, água salgada, cloro e outras substâncias presentes em clubes, piscinas e praias. Por isso, a higienização e a desintoxicação capilar são essenciais para diminuir os malefícios que tudo isso pode causar em toda estrutura capilar.

Evite ficar muito tempo com essas substâncias nos fios e no couro cabeludo, lavando-os pelo menos uma vez por dia, com os produtos mais adequados ao seu tipo de cabelo, sempre acompanhados do enxágue com a água fria.

Protetores térmicos

Se você planeja ficar muito tempo exposto ao sol, invista nos cremes de pentear com protetores térmicos, eles vão amenizar o impacto dos raios solares nos fios e no couro cabeludo. Por isso, serão fundamentais na manutenção da saúde capilar.

Já os tratamentos químicos devem ser evitados nessa época do ano, já que a maioria deles costumam expor o cabelo ao calor excessivo. Opte pelos estilos mais naturais e mantenha a hidratação impecável com os protetores de raios UVA e UVB.

Acessórios podem fazer a diferença  

Para a proteção contra o sol forte, é muito comum a utilização de chapéus, bonés e lenços. E eles podem desempenhar muito bem essa função, desde que usados com as devidas precauções. Sim, existe uma maneira mais adequada de usar esses acessórios:

  • Não utilize por longos períodos, isso evita o abafamento de toda a estrutura capilar;
  • Nunca use com o cabelo molhado. Essa ação pode provocar diversas disfunções;
  • Utilize principalmente no final da manhã e início da tarde;
  • Use preferencialmente com os fios presos;

Valiosas essas dicas, não é mesmo? E seguir tudo ao pé da letra pode deixar seu verão muito melhor. E, claro, os produtos e tratamentos naturais certos para proteger a beleza e a saúde do seu cabelo por muito mais tempo, é com a Bulbo Raiz. Com a gente, você curte o verão como quiser. 😉