Assim como em outras estações, no inverno devemos ter alguns cuidados específicos com nosso cabelo. Existem mitos de que, no frio, os fios tendem a cair com maior frequência. Será mesmo? Quais são esses cuidados e por que devemos tomá-los? Vamos descobrir.

É verdade, no inverno os fios possuem maior tendência para queda, isso é causado pelo excesso de oleosidade que é habitual nessa estação. Para nos proteger das baixas temperaturas, usamos gorros e outros acessórios que abafam o cabelo deixando-o mais oleoso, o que é um dos principais fatores contribuintes para perda dos fios. Para evitar esse problema, é indicado que se lave o cabelo regularmente, além de utilizar produtos umectantes para manter a hidratação adequada para o cabelo.

A lavagem do cabelo é outro fator problemático dessa friorenta estação. Claro, no frio fica difícil lavar os fios todos os dias como seria ideal, e quando lavamos é com água quente. Esses fatores fazem mal à nossa saúde capilar e podem provocar diversos males, inclusive a queda. Para manter a higienização adequada, lave o cabelo regularmente pela manhã e reserve o final do banho para isso, utilizando sempre a água fria, ou no máximo morna. Assim você garante a limpeza e evita de dormir com o cabelo úmido, o que faz mal para todo o corpo.

A hora de secar também é muito importante, se for utilizar o secador não se esqueça de antes usar o protetor térmico, ele vai auxiliar na minimização dos danos. E evite sair com o cabelo molhado, a alta umidade pode se unir aos fios gerando a quebra e consequentemente o frizz, assim como na hora de penteá-los é necessário maior cuidado a fim de não danificá-los. Outro aspecto nada legal, que é muito comum no inverno, é o brilho, que diminui consideravelmente nessa estação graças ao ressecamento. A dica é investir em produtos com pH mais baixo que controle a abertura das escamas do cabelo, para que se possa mantê-lo brilhoso por mais tempo.

Uma alimentação balanceada e rica em nutrientes como o ferro, zinco e a vitamina A, contribuem para o aumento do brilho e o fortalecimento dos fios, ainda mais no frio. Nessa estação, perdemos o hábito de ingerir líquidos como no verão, e isso também prejudica a saúde capilar. Não esqueça de se hidratar, beba água regularmente. Outro aspecto ligado ao calor é os raios solares, o sol não nos incomoda tanto no inverno, por isso abrimos mão de produtos com protetor solar, outro grande erro, porque os raios prejudicam os fios independente da estação.

Outra dica importante: condicione bem seus fios para manter a hidratação. Se possível, substitua o condicionador comum por tratamentos com máscara capilar, elas são mais eficientes na hora de hidratar, além de possuir diversos outros benefícios para a saúde dos fios.

Gostou dessas dicas? Então é hora de começar com esses novos hábitos, afinal, é possível curtir o frio e manter a beleza e a saúde do nossos cabelos em dia.