Você já ouviu falar em textura capilar? A textura dos nossos cabelos pode ser definida como a junção do que vemos e sentimos ao toque, neste quesito estão incluídos: o formato dos fios, sua espessura, porosidade e a sensação que sentimos ao tocar os fios que podem ser naturalmente mais sedosos ou mais ressecados.

A ciência já comprovou por meio de estudos que nossa genética capilar é definida ainda na gestação e essas características nos acompanharão por toda a vida, exceto para algumas situações em que nós fazemos modificações por meio de procedimentos, como: alisamentos, permanentes, diversos tipos de coloração, dentre outros.

Publicações científicas afirmam que pacientes pós-quimioterapia também notam que os cabelos voltam a crescer diferente do seu normal depois do tratamento, mas ainda não existe uma explicação concreta dessas mudanças e o porquê desse fenômeno.

Em 1990, o cabeleireiro Andre Walker, que na época era estilista da apresentadora norte-americana, Oprah Winfrey, criou um sistema de classificação dos tipos de cabelo, sendo a primeira grande diferenciação das texturas capilares desenvolvidas e aceita por todo o mundo.

Pouco tempo depois, essas texturas foram reclassificadas em oito tipos, se baseando em parâmetros, como: a forma da haste capilar, a estrutura dos componentes da fibra capilar, o crescimento do folículo capilar e sua pigmentação. Esses estudos foram realizados por técnicas da biologia, química e biofísica, usando imagens microscópicas ópticas e digitais.

Após este estudo, ficou evidenciado que o Brasil possui estes tipos de cabelo devido à pluralidade de etnias presentes aqui. Sabendo disso, grandes institutos de pesquisa internacional comprovaram que o nosso país é um dos mais importantes do mundo no desenvolvimento de cosméticos para cabelo.

O Covid-19 e o estresse provocado pelo caos da doença deixou em muitas pessoas sequelas como quedas capilares intensas, chamadas de eflúvio telógeno. Por isso, a Terapia Capilar que já era muito conhecida, ganhou ainda mais notoriedade depois da pandemia.

A preocupação com produtos específicos para o tipo de cabelo e textura virou algo diário e essencial, afinal, os cabelos são um atributo de beleza e identidade extremamente importante para qualquer pessoa. 

A Bulbo Raiz é uma marca que há 21 anos está comprometida em desenvolver produtos para cuidar dos seus cabelos da raiz às pontas. Nossos produtos estão capacitados para cuidar de todas as texturas de cabelos existentes.

Converse com seu Terapeuta Capilar e deixe que ele(a) te indique o tratamento da Bulbo Raiz mais adequado para sua textura.