A foliculite é uma doença de pele que pode afetar qualquer pessoa, em qualquer parte do corpo, inclusive o couro cabeludo. O problema é causado por uma infecção bacteriana, fúngica ou viral nos folículos pilosos da pele. No caso do couro cabeludo, pode ocorrer quando os fios não conseguem sair do folículo e se tornam pelos encravados, ou quando há um desequilíbrio na microbiota local. 

Embora a maioria dos casos seja superficial e possa ser curado sozinho, um exemplo de foliculite mais grave e recorrente pode levar à perda permanente do pelo e cicatrizes. Por isso, é importante não tentar espremer as espinhas em casa e procurar um dermatologista para um diagnóstico e tratamento adequados.

Evitando a Foliculite

Algumas medidas preventivas podem ajudar a evitar a foliculite no couro cabeludo, como manter uma boa higiene, usando um shampoo suave e evitar o excesso de oleosidade no couro cabeludo.
Para evitar ou tentar amenizar o problema, outra opção é utilizar a nossa Linha Calmante. Ela ajuda a manter a homeostase da pele do couro cabeludo, além de ser extremamente suave e comprovadamente eficaz por meio de testes dermatológicos.

Busque Um Especialista

De qualquer forma, a Bulbo Raiz reforça que é importante lembrar que cada caso é único e que um especialista poderá indicar a melhor forma de prevenção e tratamento para cada paciente.