Infelizmente existem doenças do couro cabeludo que causa a fibrose das unidades foliculares de forma permanente, isso quer dizer que os bulbos capilares foram perdidos e neste local nunca mais terá um fio de cabelo. Essas doenças são chamadas de alopecias cicatriciais, justamente por formarem uma cicatriz onde havia um folículo piloso. As alopecias cicatriciais mais conhecidas podem acontecer por diversos motivos, sendo eles:

Doenças autoimunes

Quando o organismo deixa de reconhecer os bulbos capilares como algo benéfico e ataca essas estruturas como se fossem agentes malignos, causando a destruição dos folículos. 

Infecções por vírus, fungos ou bactérias

Estes microrganismos penetram no bulbo capilar e geram uma reação inflamatória pelas nossas células de defesa a fim de eliminar esses agentes maliciosos e acabam atacando o folículo e sua destruição.

Tração

Quando uma força ou peso é exercido constantemente e este processo vai causando uma fibrose nos folículos até que eles sejam substituídos por tecido fibroso e este bulbo é perdido de forma permanente. 

Agentes externos:

Queimaduras, cortes por cirurgias, traumas e alguns tipos de câncer. 

Mesmo com tratamentos, em alguns casos a perda dos cabelos é definitiva. Muitos desses pacientes procuram médicos para realizar transplante capilar, mas dependendo da doença e da lesão causada, essa pele não suportaria um transplante. Por esse motivo, a técnica de micropigmentação do couro cabeludo vem ganhando destaque e sendo realizada (em homens, na maioria das vezes).

O procedimento consiste em tatuar pequenos pontos por todo o couro cabeludo ou na área acometida pela alopecia ou barba como se fossem os cabelos saindo da raiz após uma raspagem. É um procedimento simples, mas que pode trazer resultados muito satisfatórios ao paciente.Uma sugestão para amenizar o processo antes da micropigmentação é, obviamente, procurar a ajuda de profissionais e também utilizar a nossa Linha Fortalecedora, responsável por aumentar a densidade dos fios e combater a queda capilar. Para mais informações, basta acessar o nosso site e consultar os nossos produtos.