Você já sentiu aquela sensação dos fios enrijecidos após usar produtos que contenham queratina? Sim? Então, vamos te explicar o porquê disso.

Vamos começar falando sobre a composição da queratina dos cabelos. A queratina capilar é constituída por aproximadamente 85% de proteínas, 12% de água e 2% de lipídios “gorduras”, o que dá à queratina a característica de hidrofobicidade, pois esta proteína não tem afinidade pela água.

A queratina é a camada mais externa do fio e é responsável por formar um filme que protege a medula e córtex contra agressões externas. Esta película também é encarregada por manter a água dentro do fio, causando assim, o famoso processo de hidratação.

Geralmente, usamos a queratina em produtos para reconstrução capilar (quando os fios sofreram processos químicos como os processos de alisamento, modificação capilar e/ou descoloração). Após procedimentos químicos, os cabelos perdem partes dessa camada externa. As químicas têm pH extremos e forçam a abertura das cutículas para que os ativos atinjam o córtex, e na maioria das vezes, essa cutícula não consegue voltar para seu estado natural e é arrastada com as químicas de transformação capilar. Por esse motivo a queratina é extremamente recomendada para repor essa camada perdida ou literalmente “tapar os buracos” deixados pelas químicas. 

Além disso, temos o tempo correto para usar cosméticos de reconstrução, principalmente as máscaras, que concentram o uso da queratina.

A Linha Reconstrutora da Bulbo Raiz, tem em sua formulação a quantidade adequada para uso. Falamos isso porque a queratina tem alta afinidade pelos fios. Ela forma uma espécie de “cimento”, cobrindo as falhas deixadas pelos procedimentos químicos. Porém, seu uso em excesso pode deixar os fios enrijecidos pelo acúmulo na superfície dos cabelos. Por esse motivo, o nosso Queratinizante é vendido somente para profissionais, pois é o produto da Bulbo Raiz mais rico em concentração dessa proteína.

No dia a dia, nossos fios também sofrem agressões externas como uso de equipamentos térmicos, coloração, escovação, poluição, águas de piscina e mar que justificam o uso da nossa Linha Reconstrutora. Consulte seu Terapeuta Capilar e veja o melhor plano de tratamento para melhorar a saúde dos seus cabelos.