A princípio, o enfraquecimento e a queda de cabelo podem ser causados por diversos fatores, como a má alimentação, estresse, fatores psicológicos que comprometem a saúde mental, genética, hormônios e um dos motivos principais: cuidados precários na hora de manusear e realizar o tratamento do seu cabelo.

Nesse sentido, no post de hoje, separamos algumas dicas para você descobrir e fornecer os cuidados necessários que o seu cabelo precisa, com o profissional qualificado para isso. Confira:

IDENTIFIQUE O PROBLEMA

De antemão, o primeiro fator para promover um tratamento eficiente para seus fios é saber qual a verdadeira causa do problema do seu cabelo e, assim, escolher o profissional qualificado que irá te auxiliar no tratamento indicado.

Por isso, uma análise específica, entendendo as particularidades do seu fio, é extremamente importante para que você não direcione ações desnecessárias que possam causar efeito rebote e comprometer ainda mais a saúde do seu cabelo.

QUEDA DE CABELO

A queda de cabelo é caracterizada por um fio que se desprende do couro cabeludo por completo, sendo possível notar um “ponto branco” no início dele — sendo este parte do folículo.

Podem ocasionar a QUEDA DE CABELO fatores como falta de ferro no sangue ou vitamina D, problemas na tireoide ou hormonais. 

Neste caso, o médico é o profissional mais indicado para te auxiliar no combate desse malefício, que deve ser tratado de dentro para fora. Esse “mapeamento” de necessidades, bem como a “investigação” das origens e causas, será feito a partir de exames específicos, solicitados pelo especialista.

Todavia, segundo a Academia de Dermatologistas, a perda média de 50 a 100 fios por dia é considerada normal, sendo mais perceptível para pessoas com cabelos longos. Entende-se que, para novos crescerem, há a necessidade de que os antigos cedam espaço.

FIOS QUEBRADOS

Contudo, nos problemas relacionados aos FIOS QUEBRADOS, o cabelo adota uma aparência opaca, quebradiça, áspera. É comum que os fios quebrem ao meio, ao invés de se soltarem por completo — como anteriormente citado, pois nos fios quebrados há danos às suas “hastes”.

Um motivo muito comum que leva aos fios quebrados, está relacionado aos cortes químicos, provocados por uso excessivo de fontes de calor, bem como o uso excessivo de produtos ou procedimentos químicos. 

Fatores externos também exercem influência sobre a quebra dos fios, como a poluição, sol em excesso, exposição a ventanias e praias e piscinas com muito cloro, sem cuidados específicos. 

Desse modo, os indicativos de que você precisa fortalecer o seu cabelo são: excessos de fios quebrados, gerando muitas pontas duplas; queda excessiva ao pentear ou ao exercer atividades comuns no cotidiano; perceber muitos fios no travesseiro ao acordar; fios com aparência opaca e sem vida; excesso de frizz — originado de fios quebrados, entre outros. 

Tudo isso provém da falta de força dos cabelos, gerando quebra e demandando fortalecimento.

Nesse sentido, os danos podem ser tratados com o seu cabeleireiro ou tricologista de preferência, bem como toda e qualquer ação que diz respeito ao cabelo já desenvolvido. 

COMO TRATAR:

Conforme relatado anteriormente, quando seu problema for de queda de cabelo, é extremamente importante procurar um médico. 

Em contrapartida, para os fios quebrados, hidratações capilares periodizadas, cauterizações, uso de queratinas com tempo espaçado para não ocasionar efeito rebote e a reposição de vitaminas que o seu cabelo necessita são ótimas práticas para tratar e recuperar os seus cabelos.

FORTALECER:

Para potencializar o tratamento, a Bulbo Raiz conta com a Linha Fortalecedora, que redensifica os cabelos, intensificando o crescimento saudável dos fios. 

Todavia, entre os seus principais ativos, estão os extratos naturais fortalecedores agave, agrião, alecrim, arnica, babosa e urtiga, além dos compostos BIOEX® Capilar e a CRESSATINE®, que encorpam os fios fracos e sem vida, devolvendo a vitalidade, força e beleza natural dos cabelos, da raiz até as pontas dos fios.

Já na nossa linha de cuidados especiais com os fios, responsáveis pelo reparo imediato e restauração completa dos cabelos, você encontra o queratinizante, que proporciona a restauração externa e interna do cabelo, atuando também como um cauterizador, ideal para esses tipos de tratamentos. 

Além disso, o combo que conta com o acidificante acaba por promover o reparo imediato dos fios danificados, devolvendo a elasticidade e a resistência natural.

Em síntese, é extremamente importante analisar cuidadosamente o que o seu cabelo necessita, respeitando suas particularidades, curvaturas e o entendimento que cada fio é único e que fatores internos e externos impactam diretamente em seu desenvolvimento. 

Por isso, o compartilhamento de receitas, produtos ou ações que funcionam para uma pessoa em específico pode não ser ideal para outras. Dessa forma, identificar e buscar o profissional indicado é a solução mais eficaz.
Gostou das dicas ou ficou com alguma dúvida? Não deixe de comentar aqui ou mande uma mensagem para um de nossos especialistas clicando AQUI.