São muitas as perguntas que cercam os cuidados com os cabelos em tempos mais frios: devo lavar menos vezes? A queda irá aumentar? O que preciso evitar ou apostar quando a temperatura cai? Todos os tipos de cabelo são afetados igualmente?
A princípio é muito importante destacar que com a mudança das temperaturas os fios necessitam de cuidados ainda mais especiais. Isso acontece porque o período frio brasileiro é acompanhado da queda de umidade, que afeta a saúde das pessoas e também de seus cabelos. Como resultado, tem-se a perda do brilho, o aspecto frágil e ressecado.
Por isso, desvendaremos os principais mitos e verdades sobre o tema e falaremos sobre os 5 principais cuidados com os cabelos em tempos frios.
Principais mitos e verdades relacionados aos cuidados com os cabelos
É verdade que devo lavar menos vezes?
Mito. E, até aqui, você já sabe que é preciso mudar a rotina de cuidados para que os fios fiquem, de fato, saudáveis, mas a redução na quantidade de higienizações não tem nenhuma relação com isso.
Ao contrário do que muitos afirmam, a diminuição do intervalo entre limpezas dos cabelos contribui para a produção de sebo no couro cabeludo. Acumulando oleosidade que, a longo prazo, pode provocar caspas, entupir os folículos, inflamar a região e provocar a queda dos fios.
No frio, os cabelos ficam mais propensos ao ressecamento e queda?
Verdade. Definitivamente, os cabelos ficam mais expostos e ressecados no frio. Justamente por causa do tempo mais seco, que aliado a redução das lavagens – responsáveis por acumular mais sebo nos folículos capilares – e ao uso de secadores, por exemplo, intensificam a fragilidade. Ademais, é preciso saber higienizar e aplicar os produtos corretamente
Sabe quais erros evitar ao lavar os cabelos? Entenda aqui.
Os impactos são os mesmos para todos os tipos de cabelos?
Mito. Em geral, o ar mais seco do outono/inverno retira lentamente a água das fibras capilares, desgastando e expondo os fios. Logo, cabelos cacheados e crespos estão mais vulneráveis a danos que os liso.
Isso porque a lubrificação natural do couro cabeludo chega mais fácil as pontas de estruturas com menos ondulações. Portanto, quanto maior a curvatura, maior a exposição.
Certamente há formas de manter os cabelos bem cuidados, confira as dicas:
5 dicas para apostar nos cuidados com os cabelos
1) Prefira lavar em água fria ou morna.
Frequentemente, no inverno as pessoas recorrem a maiores temperaturas na hora de limpar, mas a dica de ouro é: prefira água fria ou morna.
O superaquecimento resseca ainda mais o couro cabeludo já afetado pela redução da umidade do ar. Ou seja, ao submeter os cabelos a altas temperaturas provoca ainda mais estresse sob os fios. O mesmo vale para o uso de secadores e chapinhas que contribuem com a retirada de umidade.
2) Beba água e mantenha uma alimentação equilibrada
A ingestão de água também é fundamental para manter a saúde e os cuidados com os cabelos no frio. Juntamente com isso, invista em uma alimentação mais equilibrada, rica em vitaminas e minerais. No outono/inverno nosso corpo tende a perceber menos a sensação de sede, por isso, essa é uma super dica.
3) Utilize produtos e tratamento adequados para seu tipo de cabelo
Além disso, é muito importante investir em produtos antioleosidade, mas nada de exagerar, o uso de linhas especiais deve ser intercalado com outros produtos que hidratam, nutrem e reconstroem seus cabelos.
4) Mantenha os fios sempre secos
Atrelado aos hábitos anteriores, lembre-se de não dormir nem prender os fios molhados e, ao usar secador ou chapinha, aplicar protetores térmicos de qualidade. Eles auxiliam na preservação da estrutura capilar, ajudam a pentear, além de promover mais brilho maciez e reduzir o frizz.
5) Cuidados com os cabelos de cada curvatura
Para todos os tipos de cabelo, proteção solar sempre. Entretanto, há estruturas capilares mais frágeis que outras. Por serem mais finos, os cachos e crespos acabam sofrendo mais no frio e os cuidados com os cabelos precisam considerar isso.
O uso de produtos com óleos umectantes e d-pantenol são excelentes pedidas para o tratamento. Já nos lisos e ondulados, essa utilização precisa ser ainda mais moderada, para não pesar e deixar com aspecto oleoso.
Para cuidados com os cabelos, conheça a Bulbo Raiz
Mais de 20 anos de mercado oferecendo tecnologia, inovação e cuidado, a Bulbo Raiz é utilizada em clínicas, consultórios e salões de todo o Brasil.
Com linhas anti oleosidade, hidratante, com proteção térmica e muitas outras, são testadas e certificadas pela ANVISA. Tudo desenvolvido para cuidar dos seus cabelos da raiz às pontas.
Conheça cada uma delas em detalhes clicando aqui.
Comentários