Pode parecer bem fácil, mas a lavagem dos fios pode envolver complicações que prejudicam a saúde e a beleza dos fios. Por isso, assim como em qualquer procedimento que envolva a estrutura capilar, a higienização também precisa de cuidados específicos.

Mas fique calma! Nós selecionamos as melhores dicas – que são bem simples – para você cuidar da raiz até as pontas dos fios durante a lavagem. Então, não perca tempo, separe o bloco de notas e não perca nenhuma destas dicas.

Enxágue do shampoo e condicionador durante a lavagem

Muita gente acredita que o condicionador não deve ser retirado durante a lavagem ou pensam que apenas o excesso precisa ser enxaguado.

A falta do enxague correto por muito tempo na estrutura capilar pode acarretar em diversas disfunções como oleosidade excessiva, quebra e até mesmo um certo aspecto de impureza. Então, não se esqueça: passou o shampoo, tirou. Passou o condicionador, tirou também.

Não use as unhas para esfregar o couro cabeludo

Tem gente que acredita que as unhas podem ser uma aliada da higienização junto aos shampoos. Mas, na verdade, ela prejudica o couro cabeludo. Afinal, por serem pontiagudas e não ter flexibilidade, as unhas machucam a raiz e prejudicam o desenvolvimentos dos fios.

Essa ação também acontece quando coçamos a cabeça: os efeitos são bem similares aos que surgem quando a esfregamos durante a higienização. Então, a dica é bem clara: unhas e cabelo não combinam. Use apenas as pontas dos dedos para aplicar qualquer produto nos fios. Combinado?

Hora de secar: cuidados com a toalha

moça oriental secando o cabelo após lavagem

Depois de todo o procedimento de lavagem, não podemos deixar tudo a perder quase no final. Afinal, a secagem também merece alguns cuidados e a toalha pode se transformar em vilã. Isso mesmo, se você tem o hábito de secar o cabelo torcendo a toalha junto a eles, é hora de parar. Essa ação prejudica e muito toda a estrutura. Provoca a quebra, potencializa a fragilidade, o embaraço e, por incrível que pareça, até o ressecamento.

Esfregá-los também não é uma opção: os problemas são os mesmos. E o secador? Também! Já te contamos que o calor emitido por esses aparelhos é muito prejudicial e se não tiver outro jeito, use-o com certa distância dos fios e após cerca de 15 minutos do término da higienização.

A forma mais adequada é a natural. Retire os excessos usando a toalha com movimentos bem leves, depois termine o processo com o creme de pentear e deixe a natureza agir: seus fios vão secar mais saudáveis e bonitos.

Viu? É bem facinho! Essas ações podem ser substituídas por procedimentos mais saudáveis, e nem vão tomar muito tempo da sua rotina. Comece a colocá-los em prática e nos conte sobre as melhorias.