Você passou meses namorando inspirações de colorações bonitas, métodos diferentes de chegar na cor que a sua cliente pediu e para entender quais as melhores técnicas para aplicá-la e, agora, depois disso tudo, está vendo o cabelo desbotar? Calma! A gente vai te ajudar a entender o possível motivo e algumas formas de reverter.

Por que acontece?

Um cabelo desbotado é sinal de oxidação dos fios de fora para dentro, ou seja, o fio vai perdendo a pigmentação e deixando a cor mais alaranjada, se aproximando da cor de “ferrugem”. Isso, na maioria das vezes, acomete pessoas que possuem os fios tingidos de ruivo ou loiras, mas também acontece com quem possui outras tonalidades.

Normalmente, os cabelos que desbotam são os que não estão sendo devidamente cuidados ou que não estavam saudáveis o suficiente para receber a química. Confira alguns motivos que podem contribuir para o desbotamento do cabelo:

  • Excesso de exposição ao sol;
  • Outros processos químicos;
  • Falta de hidratação;
  • Banho muito quente;
  • Uso de shampoo com sal.

Cuidados pré-tingimento

Cabelos saudáveis respondem muito melhor ao processo de coloração, o que acaba prolongando muito mais a duração do pigmento, evitando o desbotamento. Além disso, quando a saúde da fibra capilar está em dia, é muito mais fácil de atingir a tonalidade desejada, diminuindo a necessidade de submeter o cabelo a mais processos químicos.

Então, antes de aplicar a tinta, é ideal que:

1- Faça um diagnóstico dos fios:

O primeiro passo antes de tingir deve ser sempre analisar a saúde dos fios. Afinal, caso eles estejam porosos, ressecados ou com algum déficit de nutrientes, o risco do resultado obtido ficar desbotado é maior.

2- Hidrate

Antes do dia agendado para a coloração, é recomendado fazer hidratações constantes, para suprir esse possível déficit de vitamina nos fios. E em caso de cabelos fragilizados, é recomendado o uso de produtos de reconstrução.

3- Não submeta os fios a outros procedimentos químicos

Antes de mudar a cor dos fios, é muito importante evitar outras químicas. A mistura de pH e os componentes podem não ser compatíveis e danificar o resultado da tintura, deixando o cabelo desbotado, ou até causar o temido corte químico.

mulher com cabelo roxo e azul

Cuidados pós-tingimento

Infelizmente, é normal ver mulheres se queixando de não conseguirem ver o cabelo tão bonito quanto no dia que realizaram o procedimento. Isso, porque não seguiram as recomendações e os cuidados necessários pós-química, que são fundamentais para que a cor dos fios continue viva, bonita e, claro, saudável. 

Por isso, é tão importante que seja feita uma nutrição logo após a coloração e utilizar produtos específicos para esse momento, que irão repor os nutrientes e proteínas perdidas durante o processo. Além disso, é recomendado que:

1- Faça uma hidratação e cauterização no cabelo da cliente. Esses procedimentos são ideais para fechar as cutículas dos fios, aumentar a reposição de lipídios e líquidos do cabelo.

2- Recomende o uso de produtos que contenham proteínas, aminoácidos e vitaminas na fórmula. 

3- Reforce a importância de NÃO utilizar produtos que contenham parabenos, óleos minerais e sulfatos na fórmula. 

4- Sugira que a cliente faça um acompanhamento constante no salão, para que a saúde da fibra fique sempre em dia e o tom escolhido não fique desbotado antes da hora de uma nova coloração.

Clicando aqui, você terá acesso a nossas linhas de produtos e especificações, descobrindo qual é a melhor para o cabelo de cada cliente!