Desde que o isolamento social começou, muitas pessoas têm sofrido de ansiedade por não saberem o tempo que ele irá durar, por medo da doença atingir um ente querido ou por se sentirem muito sozinhas. E, além da saúde mental, este tipo de ansiedade reflete nos fios, podendo levar a quedas, caspa, falhas e até tricotilomania.

Como a ansiedade afeta o cabelo?

Esteticamente, o cabelo é uma das partes do corpo mais afetada pela ansiedade e tende a intensificar a queda dos fios, a oleosidade e o ressecamento, que se não tratados se tornam porta de entrada para problemas como a dermatite seborreica (a caspa), eflúvio telógeno (queda de cabelo causada por situações específicas) e outros transtornos.

Esse tipo de distúrbio ocorre devido à circulação sanguínea do couro cabeludo, que é afetada em momentos de estresse e acaba levando a uma maior produção de sebo e  DHT, um hormônio que atua diretamente na queda e no crescimento de novos fios.

Além de problemas causados pelo próprio corpo, a ansiedade também pode desencadear a tricotilomania, um tipo de transtorno obsessivo-compulsivo que leva a pessoa a arrancar compulsivamente fios de cabelo na tentativa de aliviar a tensão momentânea.

Cuidados

Quando nos deparamos com um quadro semelhante a esses é fundamental evitar maiores danos. Para isso, nos casos de queda, irritações e excesso de oleosidade, é indicado procurar um dermatologista ou um tricologista, que compreenderá o processo que sua fibra capilar e couro cabeludo estão passando, um nutricionista, que irá inserir novos hábitos saudáveis a sua rotina para nutrir melhor os novos fios que virão e os que sofreram impactos e, principalmente, um psicólogo, para auxiliar no processo de aceitação do novo momento de vida que estamos passando e na luta contra a ansiedade e o estresse trazidos por este momento.

Em casa

Além dos cuidados profissionais que são necessários neste momento, que podem ser de difícil acesso durante a pandemia, existem algumas formas de contribuir para a melhora dos quadros de queda de cabelo, caspa e oleosidade em casa, que por menores que sejam, podem apresentar grandes resultados.

No banho

Para higienizar os fios e tratá-los corretamente, busque linhas de produtos específicas para cada caso, como por exemplo:

  • Queda de cabelo
  • Dermatite seborreica (caspa)
  • Oleosidade

Qualidade do sono

A insônia, causada pela ansiedade, pode ser um fator ainda mais estressante, prejudicando ainda mais a saúde dos fios. Por isso, busque formas de melhorar a qualidade do seu sono, seja se desligando de aparelhos eletrônicos horas antes, por meio da aromaterapia, meditação ou leitura. Descansar é fundamental.

Exercícios físicos

A endorfina liberada durante a prática de atividades físicas é uma excelente forma de eliminar o estresse e a ansiedade. Por isso, encontre uma modalidade que te dê prazer e tente manter uma rotina de treinos. 

Cuidar da sua saúde física também passa pelos cuidados com a sua saúde mental. Lembre-se disso!