Durante a gestação, o corpo da mulher sofre diversas mudanças, desde internas às externas. Uma dessas mudanças mais frequentemente observadas pelas grávidas são as alterações nos fios, como a queda de cabelo.

Causas prováveis para a queda de cabelo

O ideal, para saber o que, de fato, está causando a queda dos seus fios de cabelo, é consultar-se com um especialista. Entretanto, existem algumas causas mais comuns e que são consideradas normais apesar de muitas vezes precisarem de um tratamento. Confira:

Variações hormonais

Durante a gestação, o corpo da mulher produz uma elevada quantidade de HCG e progesterona, e devido a forma como esses hormônios atuam no organismo, é normal que haja uma renovação dos fios, nos dando a sensação de que há uma queda excessiva. Mas na verdade, os novos fios já estão nascendo (essa fase é chamada de anágena), porém ainda não são perceptíveis.

Mudança de produtos

Neste período, é normal que os médicos restrinjam o uso de alguns tipos de produtos para cabelo, o que pode causar uma “estranheza” do corpo, gerando a queda de alguns fios até a readaptação à nova rotina capilar.

Nutrição inadequada

O período gestacional exige das gestantes uma alimentação mais rica em proteínas e vitaminas devido às necessidades do corpo para gerar a criança. Sendo assim, se por algum motivo essa alimentação não está tão rica nutricionalmente, é normal que o cabelo fique mais fraco e caia.

Estresse e ansiedade

O momento do parto e os 9 meses de gestação são motivos muito normais de ansiedade e estresse. Com isso, os índices de cortisol no sangue aumenta. Este hormônio, como vários outros, possui grande influência na saúde dos fios. Sendo assim, toda essa apreensão pode causar o aumento da queda de cabelo.

Evitanto e tratando a queda de cabelo

Apesar de ser normal, mulher nenhuma quer ver os seus fios caindo em um período tão importante da vida, certo? Por isso, é importante tomar algumas medidas para deixar saudável. Como escolhendo os cosméticos certos para essa fase. Consulte sempre o seu médico para saber quais são as suas necessidades para tratá-las de forma assertiva.

Você está tendo ou teve queda de cabelo durante a gravidez? Então conte aqui nos comentários como tem feito para tratar e reverter essa situação.