Temperatura da água, frequência de lavagem durante a semana, produtos adequados, hidratação, nutrição e reconstrução e a forma como você massageia o couro cabeludo. Você sabia que estar fazendo um desses itens de forma errada pode estar prejudicando o crescimento dos seus fios, deixando-os opacos e até mesmo causando queda de cabelo?
Cacheadas ou lisas, onduladas ou crespas, cabelo virgem ou com química. A verdade é que não importa qual é o seu tipo de cabelo, aprender a fazer a higienização correta dos fios é indispensável para a beleza e saúde dos fios. E apesar de ser uma tarefa aparentemente simples do nosso dia-a-dia, alguns hábitos podem ser muito prejudiciais, mesmo que você não tenha consciência disso.
A temperatura ideal
Que a água quente é a grande vilã dos cabelos saudáveis, isso todo mundo já sabe. As altas temperaturas deixam os fios com frizz, sem brilho e ressecados. Por isso, muitas vezes as pessoas associam que a lavagem com água fria/gelada é sinônimo de cabelo saudável. Mas isso também é um engano.
Em condições normais dos fios, o uso da água fria não é prejudicial. Porém, quando o cabelo encontra-se mais oleoso, apenas a água morna consegue remover a oleosidade residual que fica no couro cabeludo. A temperatura meio termo é ideal para limpar bem os fios sem danificá-los. Mas claro, como a água gelada dá um brilho maior nos fios e ainda fecha as cutículas, se quiser fazer a última lavagem com ela, não tem problema.
Frequência de lavagem
Como a maioria das pessoas já sabe, o ideal para preservar a saúde do couro cabeludo e das madeixas, o ideal é lavar o cabelo em dias alternados, já que o excesso de lavagem pode causar excesso de oleosidade e a queda, mas a falta de lavagem também causa as mesmas consequências, já que o acúmulo da oleosidade natural e sujeira obstruem a raiz dos fios.
Mas existem exceções, claro. Pessoas que possuem cabelo crespo, por exemplo, devem evitar lavar os fios frequentemente, já que a estrutura capilar dessas pessoas é muito delicada e os shampoos acabam agredindo demais essa estrutura.
Os produtos utilizados
Além dessas dicas, o tipo de produto que você usa possui uma grande influência na aparência dos seus fios e na saúde dos mesmos. Por isso, o ideal é conversar com um profissional de sua confiança e entender quais são os melhores shampoos, condicionadores e máscaras para você e entender que esses produtos podem mudar de tempos em tempos, já que o nosso cabelo possui fases diferentes ao longo de nossa vida.
Outras dicas de lavagem
- Não exagere na quantidade de produto;
- Aplique o shampoo no couro cabeludo já úmido, massageando com a ponta dos dedos, nunca com as unhas;
- Lembre-se de usar o condicionador e máscara apenas no comprimento dos fios. Nunca na raiz;
- Massageie e deixe agir pelo tempo indicado na embalagem;
- Enxague-os até não ter mais resíduos de produto.
E aí, você já segue essas dicas ou tem alguma outra para nos ensinar? Nos conte nos comentários!
Comentários