O mercado de salões de beleza é um dos mais concorridos, são inúmeros profissionais e estabelecimentos especializados em cabelo. Mas, quando o profissional é bom de verdade, ele conquista a fidelidade da cliente, uma boa reputação e reconhecimento pelo seu trabalho. Mas afinal, o que é preciso para ter todo esse sucesso? Confira nossas dicas.

Para aumentar seu movimento e ter mais reconhecimento, é preciso que você crie atratividades para potenciais clientes e manter os antigos, e isso, principalmente nesse segmento, significa inovar sempre. Você deve estar sempre atualizado e dentro das tendências, além de oferecer um serviço de primeira linha. Para isso, não basta um bom preço, é preciso apresentar diferenciais.

Use e recomende apenas aquilo em que você confia

As mercadorias que você usa e recomenda em seu estabelecimento agregam ou tiram valor ao seu negócio, afinal, se você indica ou usa algo de má qualidade em seus clientes, eles irão notar o resultado e não voltarão. 

A relação cabeleireiro e cliente exige confiança. O serviço prestado por você muitas vezes não tem como voltar atrás, como um corte errado ou um corte químico. E, para se obter sucesso, você precisa ser reconhecido pelos bons serviços prestados, e não pelos erros cometidos.

Assim, é importante usar sempre produtos que você já testou e confia para evitar a perda da sua credibilidade e a quebra dessa relação de confiança.

Dicas para se especializar e superar expectativas

Se você oferece um serviço em seu salão, o mínimo que você tem que ter é domínio do que está fazendo. Sendo assim, busque cursos profissionalizantes, leia sobre o assunto, faça workshops e tenha o máximo de conhecimento da técnica que irá aplicar. 

Além disso, é preciso se manter atualizado nas tendências de moda. Mantenha-se conectado a blogs e revistas do segmento, já que a moda muda o tempo todo e muitas vezes as clientes buscam você para realizar um corte ou tintura que está em alta, e você precisa estar preparado para realizar aquele serviço, caso contrário perderá a cliente.

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Tenha um excelente atendimento

O atendimento é uma parte muito importante no trabalho de um cabeleireiro. Lidar com a estética das pessoas tem relação com a autoestima e com o lado emocional delas, por isso, é importante saber ouvir e compreender o que suas clientes te pedem, sem questionar ou contrariar – a menos que seja um caso de saúde capilar, que irá prejudicar a saúde dos fios.

Estar preparado para frustrações e expectativas alcançadas é fundamental. Seu cliente pode não gostar do corte ou da cor, e isso acontece. O que não pode é você tratá-lo mal por isso. Que tal oferecer um tratamento como cortesia? Clientes adoram cortesias e isso pode reverter uma impressão ruim causada pelo serviço que não alcançou as expectativas criadas.

Agora que você já sabe como se tornar um cabeleireiro de sucesso, é hora de colocar em prática as nossas dicas! Tem alguma outra dica importante que você gostaria de compartilhar? Conta pra gente aqui nos comentários.