Para as mulheres que buscam alisar os fios, o uso de química tem se tornando cada vez mais normal. O que muitas pessoas não sabem é que os ingredientes utilizados nesses produtos de alisamento são agressivos e costumam mexer e danificar a estrutura dos fios. Entretanto, existe um alto risco à nossa saúde quando fazemos esse tipo de tratamento.
Riscos do alisamento
No Brasil, o formol ainda é o alisante mais utilizado, mesmo tendo sido proibido desde 2001 em formulação de cosméticos. Infelizmente ainda é muito comum encontrar profissionais de beleza que fazem uso de produtos com essa substância em sua composição.
O formol age diretamente na cutícula do cabelo. Dessa forma, cria uma espécie de película impermeabilizante, o que impede que qualquer tipo de hidratação penetre o fio, tornando-os quebradiços e ressecados.
Além de ser prejudicial para o cabelo, o vapor que se forma enquanto se aplica o produto é altamente nocivo para o canal respiratório e os olhos. Por isso, ele pode causar irritação, tontura, tosse excessiva e, em casos de exposição maior, apresentam riscos de doenças mais graves como pneumonia, edemas e câncer.
Durante a gravidez
Muitas mulheres se perguntam se podem fazer alisamentos químicos durante a gravidez. A resposta é não. Apesar de não existirem estudos conclusivos sobre o tema, os médicos alertam para os riscos de doenças e má formação do bebê, principalmente durante os primeiros 3 meses de gestação.
Para que as futuras mamães evitem o risco, é indicado analisar o cheiro do produto que o cabeleireiro irá utilizar e sempre levar o rótulo com os ingredientes para o seu médico analisar.
Como manter o cabelo alinhado e bonito durante a gravidez?
Com a mudança dos hormônios, é comum que o cabelo tome outras formas durante a gestação e, nesse momento, muitas mulheres se desesperam e acabam buscando soluções perigosas. Apesar de não surtirem o mesmo efeito de um alisante, existem algumas dicas que podem ajudá-las, confira:
- Hidrate os cabelos;
- Lave-os com água fria, pois ajuda a controlar a oleosidade e a porosidade dos fios;
- Use shampoos e condicionadores indicados para essa fase;
- Alise com secador.
Alternativas para o alisamento
Ainda é difícil imaginar uma vida sem escova progressiva para muitas pessoas. Entretanto, atualmente existem diversos movimentos que buscam quebrar padrões estéticos e valorizar a forma natural dos cabelos. Uma das maneiras mais faladas atualmente é passando pela transição capilar, que demanda paciência e cuidado, mas apresenta resultados incríveis.
Outra alternativa para quem ainda não desapegou do liso é o uso do secador e da chapinha — esta opção, apesar de não interferir na forma original dos fios, se não for usada com cuidado, também pode danificar o cabelo.
Proteja o cabelo antes de utilizar essas ferramentas com protetores térmicos, que evitam os danos causados pelas altas temperaturas. Dessa forma, você consegue manter os fios hidratados sempre.
Gostou das dicas? Então conta aí pra gente: como você mantém seus fios bonitos sem recorrer a produtos químicos? 😊
Comentários