Provavelmente todas as mulheres que você conhece (ou até mesmo você) já devem ter sofrido com o problema da caspa ao menos uma vez na vida. Mas como pode ser tão comum e ainda assim ser cercado de tantos mitos? Afinal, existe solução? O que causa a caspa? Neste post, viemos explicar as principais causas da caspa e te ajudar a se livrar dela de uma vez por todas!


E o que é caspa?

A caspa nada mais é do que uma doença de pele que ataca o couro cabeludo. Ela provoca irritação que leva a coceira, descamação do local afetado, vermelhidão e geralmente atinge pessoas que possuem pele oleosa.


Diferente do que se comenta, a caspa não tem qualquer relação com a falta de higiene; ela é uma resposta ao excesso de oleosidade no couro cabeludo. E, não, ela não é contagiosa. E, sim, tem cura!

Para te ajudar a solucionar esse problema, trouxemos algumas dicas de como identificar o que pode estar causando a caspa na sua cabeça e como você pode se livrar dela!


O que pode estar causando a caspa no meu couro cabeludo?


Lavar o cabelo em água quente: quando você lava o cabelo com a água muito quente, a temperatura elevada sensibiliza os fios, que incham e dilatam as cutículas, facilitando a perda de hidratação.

Clima seco: ele mexe com a umidade dos fios, deixando o cabelo sem vida e opaco. O ar seco remove a água da fibra capilar, implicando num desgaste na cutícula e provocando o ressecamento, porosidade e ruptura do cabelo.


Produtos capilares: xampus, condicionadores e máscaras são adaptáveis a biotipos. Mesmo que seu cabelo seja cacheado, por exemplo, e seus produtos sejam para cachos, pode acontecer de ele não responder bem em contato com o seu couro cabeludo; por isso, é importante você estar aberta a testes e conhecer novos produtos.


Químicas capilares: essas são uma das maiores causadoras da caspa, porque aumentam a oleosidade do couro cabeludo, além, claro, de machucarem e agredirem a região, provocando muitas vezes feridas e até mesmo alergias.


E como posso evitar a caspa?

  1. Evite a água superaquecida
    Opte sempre por banhos mornos ou frios. Eles ajudam, inclusive, na circulação sanguínea do couro cabeludo, auxiliando até mesmo o crescimento dos seus cabelos
  2. Use os produtos certos
    Como dito anteriormente, você precisa estar com a mente aberta para novas possibilidades. Produto bom é aquele que deixa o nosso cabelo bonito, cheiroso, hidratado e que cuida do nosso couro cabeludo com respeito. Pesquise mais sobre tratamentos capilares que se encaixam aos seus fios e colha bons feedbacks deles, mas não se restrinja apenas às opiniões: faça um teste com todos aqueles que achar necessários.
  1. Deixe a sua raiz respirar
    Faça o possível para evitar o uso de produtos na raiz do cabelo. O único produto que pode te ajudar nesse momento é o shampoo, e só ele pode ter acesso à sua raiz. É claro que pode acontecer, vez ou outra, de um determinado produto cair na raiz; quando acontecer, é só lavar bem para que não fiquem resquícios.

    Dica de ouro

    Lembre-se: condicionador, máscara e cremes no geral devem ser passados somente no comprimento do cabelo e nas pontas. Esses produtos contêm óleo e, quando em contato com a raiz, dificultam o tratamento contra as caspas.