Hidratações em salão, cronograma capilar em casa, cremes e óleos. Você tem cuidado dos seus fios com toda a dedicação que eles merecem e, mesmo assim, eles continuam opacos e sem vida? Talvez seja a hora de voltar sua atenção ao couro cabeludo. Afinal, ele é a origem de todos os fios e responsável pela forma e textura que eles irão apresentar.
Limpeza do couro cabeludo
Poluição, cloro, sal e procedimentos e produtos químicos são exemplos de todas as impurezas que se acumulam com o tempo na estrutura capilar, podendo causar perda de brilho dos fios, queda, coceira, ressecamento e até descamação. Por isso, limpá-la de forma adequada é fundamental para conseguir ter um visual melhor.
Na raiz, passe apenas o shampoo. Os cremes, máscaras e condicionadores são produtos feitos para reparar as pontas e comprimentos dos fios, aplicá-los na parte superior, além de incentivar a produção excessiva de oleosidade, ainda pode gerar descamação pelo acúmulo de resíduos na região. Lembre-se que a água muito quente também é prejudicial para o seu cabelo, então mantenha sempre a temperatura fria ou morna.
Na hora de lavar, massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos e não com as unhas que, muitas vezes, parecem ser mais eficientes, mas que podem acabar causando pequenas feridas, gerando infecções e outros problemas.
Detox e esfoliação do couro cabeludo
O detox do couro cabeludo limpa profundamente, ativa a circulação sanguínea da região e ainda faz com que os produtos de tratamentos sejam melhor absorvidos. Por isso, o resultado deste tipo de procedimento são fios mais soltos, mais volumosos, resistentes, fortes e livres de impurezas.
A esfoliação, assim como o detox, estimula a circulação, auxiliando no crescimento dos fios. Desta forma, a técnica também remove resíduos acumulados no local, como células mortas e outras impurezas, facilitando o contato da raiz com nutrientes. Essa “faxina” também ajuda a reduzir a queda de cabelo e até as temidas caspas.
Alimentação
As substâncias que são adquiridas por meio da alimentação são parte da composição dos fios, por isso, é de extrema importância que se tenha uma dieta equilibrada e que supra todas as necessidades nutricionais.
As proteínas são umas das substâncias principais que formam os fios, e podem ser encontradas em alimentos como: carne, peixe, ovos, queijo, leite e feijão. Uma alimentação rica em proteínas é fundamental para cabelos saudáveis e com vida.
O ferro também é um nutriente que não pode deixar de estar presente nas dietas de quem quer ter um cabelo saudável, afinal, ele é responsável por permitir que as células respirem, eliminem toxinas e proporcionem fios mais fortes.
Confira, então, a lista que fizemos com alguns alimentos para você inserir na sua dieta e garantir um visual deslumbrante:
- Pepino;
- Óleo de linhaça;
- Nozes e castanhas;
- Frutos do mar;
- Feijões;
- Leite;
- Quinoa;
- Carnes;
- Frutas secas.
Então que tal dedicar um tempinho para cuidar do seu cabelo da raiz às pontas? Não é complicado e pode fazer uma grande diferença!
Comentários