Você sabia que os fios representam muito mais do que beleza e estética? Se algum penteado pode exemplificar isso à risca, é, sem dúvidas, o black power. Repleto de grandes histórias e muita resistência, esse estilo ganhou força nas décadas de 50 e 60, principalmente nos EUA. Atualmente, voltou com tudo e já se destaca em todas as partes do mundo.
Naturalmente lindo
Existem indícios de que tudo tenha começado ainda nos anos 20, na Jamaica. Marcus Garvey, grande ativista do século XX, salientava que os cabelos dos homens e mulheres não precisavam passar por processos de alisamentos herdados da cultura europeia e aplicado no mundo inteiro.
Com a ideia difundida, começaram a surgir as primeiras pessoas dispostas a não seguir os padrões de moda estabelecidos na época, dando vida aos longos fios crespos e naturalmente lindos.
Entretanto, esse movimento ainda era tímido e só foi ganhar força nos Estados Unidos, na década de 50, graças aos movimentos que lutavam contra a segregação racial no país. Assim, a força negra ganhou repercussão mundial, inclusive entre os cortes de cabelo que se tornaram tendência.
No início dos 60, o black power tinha se popularizado, tornando-se muito mais que um estilo ou um corte de cabelo. Era uma nova forma de resistência, uma expressão de vida que fugia dos padrões preestabelecidos. E, em pouco tempo, ganhou a música, o esporte e o cinema. Astros do blues, rock, jazz, jogadores de basquete, futebol e atletas olímpicos, além de estrelas do cinema: o black virou power no mundo todo.
A força através dos anos
Os anos passaram e, com o início do século XXI, esse penteado foi perdendo força. Mas foi questão de tempo para que ele retornasse. Atualmente, é comum encontrar pelas ruas, nos palcos e nas telas, a força do black power, que vem ganhando grandes adeptos e simpatizantes.
Já existem diversos salões especializados em cuidar apenas desse tipo de cabelo, com tratamentos e produtos que evidenciam a beleza natural dos cachos mais grossos. E, mesmo com o passar dos anos, até hoje os fios representam muito mais do que estética: eles continuam sendo a representação de resistência e empoderamento que começou lá no início do século passado.
Black power para se inspirar
Agora que você conheceu um pouco mais sobre esse bela história, que tal dar um chance ao seu próprio black power? Selecionamos algumas personalidades bem conhecidas que, há décadas ou mesmo nos dias atuais, mantiveram essas lindas cabeleiras. Confira e inspire-se:
• Angela Davis, ativista dos direitos civis nos EUA e uma das líderes do movimento Panteras Negras;
• Jimi Hendrix, um dos maiores músicos da história e considerado o maior guitarrista de todos os tempos;
• Billy Preston, um dos grandes tecladistas dos anos 60 e 70;
• Miriam Makeba, cantora e ativista, conhecida como “Mama África”;
• Lenny Kravitz, um dos maiores músicos dos anos 2000;
•Grupo musical The Jackson 5, onde Michael Jackson iniciou sua carreira;
• Os ícones da música nacional: Tim Maia, Léo Maia e Vanessa da Mata;
• Atrizes como: Taís Araújo, Sheron Menezzes, Solange Knowles e Lupita Nyong’o;
• Grandes jogadores dos anos 60 e 70, como Zé Carlos, Batata, Dario e até mesmo Pelé.
E aí, se inspirou? Então conta pra gente se já está preparado para aderir a esse penteado que é repleto de beleza, força e história. E, não se esqueça: o importante mesmo é se sentir bem como o seu cabelo, do jeito que ele é e da forma como você quiser. Combinado? 😉
Comentários