Com que frequência você costuma pentear os fios? Esse hábito parece bem simples, mas pode trazer mais benefícios do que se imagina para toda a estrutura capilar. Quase sempre, a beleza e a saúde do cabelo estão associadas aos tratamentos e produtos estéticos. Mas, um simples ato como esse pode prevenir e melhorar diversas disfunções nos fios e no couro cabeludo.
O momento certo para pentear os fios
Na maioria das vezes, penteamos os fios após o banho, com os cabelos ainda molhados. Essa ação pode deixá-los mais sensíveis e gerar pontas duplas, além de torná-los mais quebradiços. Por isso, o ideal é pentear alguns minutos após lavagem, quando o cabelo estiver apenas úmido.
Afinal, quais são os benefícios que essa ação pode realmente trazer para nossa saúde capilar? Nós selecionamos para te contar, você vai se surpreender:
Elimina os resíduos
Os agentes externos são alguns dos maiores fatores prejudiciais à saúde dos fios. Poeira, poluição, fumaça e diversos outros resíduos podem penetrar na estrutura capilar e a melhor forma de eliminá-los completamente é aliar uma boa lavagem ao pentear. Isso mesmo, escovar o cabelo – principalmente após o banho – pode ser uma das melhores formas de manter uma limpeza completa.
Auxilia na manutenção da hidratação
Se, mesmo após um tratamento de hidratação, você sentir que algumas partes do seu cabelo ainda estão ressecadas, o hábito de penteá-lo fará a diferença. O pente ajuda a distribuir a gordura natural dos fios, levando os nutrientes necessários para hidratar todas as áreas do cabelo.
Essa ação ainda deixa o acabamento mais sedoso, proporcionando brilho e maciez natural. Mas não se esqueça: é importante manter o hábito de pentear regularmente, para que esses resultados sejam alcançados.
Melhoria na circulação sanguínea local
É verdade! Pentear o cabelo ajuda também na circulação sanguínea da região capilar. E isso traz inúmeros benefícios para beleza e saúde dos fios. A queda de cabelo, seborreia, caspa, tricotilomania e diversas outras disfunções ligadas à estrutura capilar podem ser evitadas com o simples ato de escovar os fios.
Mas para que todos esses benefícios sejam adquiridos, é importante também saber qual tipo de pente e escova combina mais com seu cabelo. Para resultados mais eficazes, invista em escovas de madeira, com as cerdas mas finas e firmes, caso seus fios sejam mais grossos e ondulados.
Para fios mais finos, o ideal é o pente mais leve, geralmente feito de plástico. Já que esse tipo de cabelo é mais sensível e menos resistente, as escovas mais firmes podem danificá-los com muita facilidade.
Mas o mais importante em todos os casos, é fazer o acompanhamento do seu cabelo de perto, com os melhores produtos e os profissionais de sua confiança. Para isso, a Bulbo Raiz desenvolveu, a partir de extratos naturais, linhas específicas para cada tipo de cabelo, que podem facilitar o pentear.
Agora que você já sabe tudo sobre essa importante ação de cuidado com o cabelo, conta pra gente se já tinha esse hábito ou se vai aplicá-lo a partir de agora. E para manter os cuidados com a beleza e saúde dos seus fios em todos os momentos, conte com a gente. 😉
Comentários