Este é um nome difícil, não é verdade? A tricotilomania ou tricomania é um distúrbio psíquico, no qual as pessoas puxam e arrancam os fios de cabelo de forma compulsiva. É um tipo de transtorno, como o transtorno obsessivo compulsivo (TOC). E o mais triste é que a pessoa tem consciência do que faz, sabe que está errado, mas não consegue se controlar, e continua puxando e arrancando fios de cabelo, um a um. Talvez você tenha se identificado ou lembrou de alguém que faz isso sem nem perceber, certo?
Este distúrbio pode trazer uma série de complicações, entre elas: o complexo e o estresse emocional, justamente porque as pessoas se sentem envergonhadas por não conseguirem controlar este reflexo, e isso pode comprometer sua autoestima, e concretizar casos de extrema ansiedade e depressão. Viu onde isto pode chegar? Elas também costumam ser vítimas de dificuldades sociais e profissionais, já que a perda de cabelo deixa a pessoa mais reclusa e ela, inevitavelmente, vai fugir de certas situações. Além disso, existe um outro agravante: com esta autoagressão, a pessoa pode comprometer a atividade dos folículos pilosos, de modo que eles podem se sensibilizar e cessar o crescimento de novos pelos. E, neste caso, não haverá mais nascimento de novos fios.
A causa do distúrbio
É muito importante compreender que a causa deste tipo de distúrbio é diversa, mas que precisa de atenção. Alguma das causas mais comuns da tricotilomania são:
- Estresse pós-traumático;
- Ansiedade;
- TOC;
- Fatores biológicos (pessoas com parentes de 1º grau que possuem esse transtorno possuem mais probabilidade de ter);
- Depressão;
- Pós-parto.
Tratamentos da tricotilomania
Alguns tratamentos podem ajudar no controle deste impulso. Medicamentos e orientação psicológica são excelentes opções. E uma ótima alternativa também é a terapia capilar, que pode ajudar esta pessoa no alívio das tensões com as massagens e procedimentos relaxantes do tratamento capilar e no estímulo tanto da autoestima quanto dos cuidados com cabelo.
Entretanto, não existem medicamentos específicos para este distúrbio. O indicado é fazer um acompanhamento com psicólogos e psiquiatras para entender a origem deste transtorno e tratar diretamente a causa. O tratamento pode ser por meio de antidepressivos e medicamentos usados em transtornos de humor, que serão indicados de acordo com a necessidade de cada caso.
A tricotilomania é coisa séria, e é bem delicada, mas o carinho e a consideração no tratamento ou na simples convivência com a pessoa que tem este impulso, pode fazer toda a diferença no seu controle. E lembre-se: ajuda psicológica é sempre bem-vinda!
Comentários