Você já sentiu aquela sensação dolorosa no couro cabeludo que muitas vezes acontece só de encostar na raiz dos cabelos? O nome que se dá a essa sensação é Tricodinia. Se você nunca ouviu falar sobre esse termo, chegou a hora de entender um pouco mais sobre o assunto.

Ela pode ser apenas um couro cabeludo com excesso de sensibilidade e alguns casos mais raros pode ser caracterizada como uma doença. Se você se identifica com essa descrição e quer saber qual o seu diagnóstico, recomendamos que busque a ajuda de um tricologista ou dermatologista para te ajudar. 

Para o primeiro caso, couro cabeludo hipersensível, a ciência ainda não sabe elucidar com clareza o motivo, mas sabemos que alguns fatores podem desencadear essa reação, como:

  • Pentear os cabelos com muita força;
  • Usar o cabelo muito apertado;
  • Tração dos fios pelo uso de tranças muito próximas do couro cabeludo ou por um longo período de tempo. Também pode acontecer pelo uso de megahair;
  • Esfregar com muita força o couro cabeludo no momento da lavagem;
  • “Virar” o cabelo em uma posição que não se tem costume;
  • Outros fatores como dores de cabeça, enxaquecas, pediculose (piolho) também podem ser a causa.

No caso da Tricodinia ser uma doença, um artigo publicado pela Revista del Centro Dermatológico Pascua (México) a caracteriza com uma etiologia desconhecida, embora seja influenciada por fatores neuropsiquiátricos e a presença de mediadores químicos e inflamatórios. Segundo o autor do artigo, os pacientes chegam ao consultório com queixa de sensibilidade por vezes acompanhada de algumas formas de alopecia.

Dados epidemiológicos não revelam relatórios precisos sobre esta patologia. Algumas referências relataram que 34,5% dos pacientes com alopecia difusa referem este problema. Outro autor relata uma incidência menor (14%) na consulta dermatológica, associada, ainda, com alopecia androgenética (74%), eflúvio telógeno (6%) ou ambas as patologias (20%).

A idade média de apresentação é de 46 anos, variando da adolescência até a velhice, sendo bem mais comum em mulheres.

O autor conclui dizendo que a gestão continua a ser um desafio terapêutico e sugere-se que seja multidisciplinar e o mais importante é explicar ao paciente sobre os possíveis mecanismos patológicos e a tendência à cronicidade da condição, para evitar que a pessoa aplique substâncias inadequadas e compliquem a evolução da doença.

Nós apresentamos a você, nosso leitor, mais informações sobre a Tricodinia a fim de aumentar seu conhecimento sobre as doenças do couro cabeludo, mas como já falamos inicialmente, recomendamos buscar o correto diagnóstico com um tricologista ou dermatologista para um tratamento adequado. Aos profissionais, a Linha Calmante da Bulbo Raiz pode te ajudar a reduzir processos inflamatórios do bulbo capilar.