Acabe de vez com o frizz no cabelo! 

O frizz é considerado um dos maiores vilões da beleza e alinhamento dos fios, sendo um problema presente em todos os tipos de cabelos. Nesse sentido, os famosos “fios arrepiados” são cabelos novos e os motivos que provocam o seu aparecimento são diversos. Entre eles:  

  • Crise de queda capilar intensa, em que novos fios surgem de uma maneira mais acentuada que o normal, ficando em evidência;
  • Quebras capilares;
  • Exposição excessiva às fontes de calor;
  • Tratamentos químicos, como descoloração e química alcalinas;
  • Cuidado incorreto com os cabelos no dia-a-dia;
  • Umidade do ar;
  • Entre outros…

Mas não se preocupe, nós iremos te contar tudo que você precisa saber para o tratamento destes fios indesejados! Confira as dicas:

Como surge o frizz no cabelo?

A forma como você lida diariamente com o seu cabelo traz consequências diretas para o aparecimento do frizz. Exposição excessiva a fontes de calor, como secador, babyliss ou chapinhas, sem a utilização de protetores térmicos, acabam ocasionando a quebra capilar e se tornam os famosos fios rebeldes e indesejados. 

Além disso, a realização de tratamentos químicos, descoloração, química alcalina, torcer o cabelo após banho na toalha, fricção do cabelo durante o sono no travesseiro, pentear o cabelo com escovas ou pentes incorretos para o seu fio, também são fatores determinantes para o surgimento do frizz.

Tipos de cabelos que mais sofrem com o frizz

O frizz é uma realidade presente em todos os tipos de cabelos, porém, existem curvaturas que tendem a sofrer mais do que outras com esse malefício, como os cabelos cacheados ou crespos, por exemplo. 

Isso acontece porque a curvatura em espiral desse tipo de cabelo não permite que a oleosidade natural dos fios percorra da raiz até as pontas. Como resultado deste ressecamento, é comum o aparecimento de frizz. Por isso, investir em hidratação é fundamental para manter os fios longe desses males.

Como tratar o frizz no cabelo

Primeiramente, para realizar um tratamento adequado, é fundamental identificar quais ações você realiza no seu cotidiano que promovem o aparecimento dos fios arrepiados. Após o descobrimento, existem diversas maneiras de promover um cuidado mais específico para o seu cabelo. Conheça:

Fronhas e toucas de cetim

A febre no BBB22 não foi atoa, quem aí se lembra dos participantes indo dormir quase todos os dias usando toucas de cetim coloridas? O que chamou bastante a atenção na época foi que o item era utilizado por participantes de gêneros distintos e curvaturas capilares diversas. 

Mas isso tem uma explicação. A touca de cetim impede que o cabelo entre em contato com a fronha de algodão, evitando a fricção e transferência de carga iônica para o tecido, que também causa o frizz no cabelo. 

Como resultado, a touca ganhou visibilidade e se tornou a queridinha dos cacheados e crespos, e posteriormente, foi aderida por pessoas com diversos tipos de estruturas capilares.

Uma alternativa para quem não consegue se adaptar à touca, é realizar a troca da fronha do travesseiro por uma de cetim, evitando prejuízos ao cabelo na hora de dormir. 

Invista em produtos eficientes

Antes de mais nada, é necessário entender que, fazer a escolha dos cosméticos corretos é apostar em ferramentas poderosas para combater a ação do frizz no cabelo. Do shampoo ao óleo reparador, todos os produtos são importantes e responsáveis pelo alinhamento do seu fio.

Uma dica interessante é utilizar produtos que contenham ativos com componentes de ação catiônica. Eles fornecem cargas positivas para o seu cabelo, neutralizando o desequilíbrio das cargas dos frizzes, fazendo com que os fios respeitem a direção correta do cabelo. 

Nesse sentido, a nossa Linha Reconstrutora é ideal para combater esse tipo de problema, sendo recomendada para cabelos extra secos e fragilizados por processos químicos. Ela possui nanotecnologia do Seriseal, que promove a selagem das cutículas e melhora a penteabilidade, evitando o aparecimento do frizz. 

Óleos vegetais e leave-in também proporcionam um controle mais eficiente dos fios, promovendo selagem das cutículas capilares e uma finalização mais uniforme. 

Do mesmo modo, a Linha Hidratante da Bulbo Raiz por exemplo, é feita com as manteigas de murumuru e babaçu, que reorganizam as cutículas dos fios, proporcionando brilho e maciez, sendo uma alternativa natural aos silicones.

Pentes de Madeira 

Os pentes de madeira permitem uma escovação menos agressiva para seu cabelo e promovem a neutralização estática que gera o frizz. Vale a pena lembrar que cabelos ondulados, cacheados ou crespos devem ser penteados quando estiverem úmidos ou molhados, evitando a quebra dos fios. 

Para cabelos lisos, a recomendação é que haja uma escovação diária, de modo que os nutrientes produzidos no couro cabeludo, possam se espalhar pelo comprimento dos fios.

Corte Bordado

Técnica de corte capilar recomendada para pessoas que querem retirar as pontas duplas e promover uma melhor aparência dos fios sem interferir no comprimento do cabelo. 

Por vezes, o corte é feito de maneira preventiva ou corretiva, pois as pontas duplas tendem a abrir, se tornando um fio fraco, quebradiço e que consequentemente irá “arrepiar” devido a umidade e atritos do cotidiano. 

Ações que devemos fazer para evitar o frizz no cabelo: 

Primeiramente, o tratamento desses fios rebeldes começa muito antes do que possamos imaginar. Por isso, separamos algumas dicas importantes do que é essencial EVITAR para um melhor cuidado com o seu cabelo. 

Esfregar ou friccionar o cabelo na toalha de banho

O simples ato de esfregar o cabelo na toalha pós banho, já contribui para o aparecimento dos “fios arrepiados”. 

O ideal, é pressionar levemente o cabelo contra a toalha, retirando o excesso de líquido e deixar que ele seque naturalmente. Vale lembrar que fontes de calor sem a utilização de protetores térmicos, como o secador, também promovem o aparecimento do frizz. 

Ou seja, toalhas de microfibra e camisas antigas de algodão podem ajudar a retirar o excesso de água dos cabelos de forma menos agressiva e eficaz.

Levar as mãos no cabelo 

Evite passar a mão no cabelo várias vezes durante o dia. Esse hábito contribui para a perda da definição capilar, promove atrito e contribui para o surgimento de outro grande vilão do cabelo saudável: a oleosidade capilar excessiva. 

Lavar os fios com água quente

A ação que a água quente produz de enfraquecimento e quebra dos fios, é similar a utilização das fontes de calor sem protetor térmico. O ideal para ativar a circulação do couro cabeludo, selar as cutículas e promover um crescimento saudável dos fios, é a utilização da água gelada. Então, fique atento às altas temperaturas durante o banho.

Produtos Químicos

Alisamento capilar, descoloração e diversos outros produtos químicos são responsáveis diretos pelo enfraquecimento, quebra ou queda capilar. Se não houver como evitar, a recomendação é apostar em produtos profissionais para tratamento pós química e escolher os cuidados de profissionais qualificados para auxiliar na recuperação do seu cabelo. 

Em outras palavras, o frizz é um aviso de que a saúde do seu cabelo não vai bem, por isso é tão importante olhar para ele, entendendo as necessidades dos fios, pois somente dessa forma, será possível promover um cuidado alinhado com aquilo que seu cabelo precisa. 

Gostou das dicas ou ficou com alguma dúvida? Não deixe de comentar aqui ou mande uma mensagem para um de nossos especialistas clicando AQUI.