Descolorir as madeixas foi tendência na virada do último ano, o interesse pelo termo “nevou” ganhou a cabeça das pessoas e cresceu significativamente. Por outro lado, teve influencer que fez o caminho contrário e trocou o loiro platinado por um tom escuro para entrar na casa mais vigiada do país.

Tendência ou técnica de mudança de imagem? A única certeza é o efeito da descoloração que acontece em um pós-procedimento sem cuidados: o temido cabelo poroso, áspero e desidratado. No post blog da semana, você saberá mais sobre:

– A diferença entre tintura e descoloração
– Tudo que precisa saber antes de descolorir os cabelos
– Dicas para o platinado perfeito 

Descolorir x pintar: há diferença? 

Sim, há diferença entre pintar e descolorir os cabelos. Enquanto o papel da tintura modifica a estrutura dos fios com a abertura das cutículas capilares, descolorir é uma versão intensificada desse processo.

Isso porque a descoloração oxida os fios elevando pH e deixa as fibras ainda mais expostas. Claro que ambos necessitam de cuidados especiais no pré e pós, mas vale saber desde já que cabelos loiros e platinados ficam mais propensos a danos.

O que preciso saber antes de descolorir? 

Retirar todo o pigmento dos cabelos abre várias possibilidades de um novo estilo. Entretanto, para ter fios saudáveis é preciso que as moléculas de queratina – principal proteína formadora dos cabelos –  estejam estáveis.

Quando descolorimos, a ação dos químicos coloca essas moléculas sob estresse, por isso, é necessário se preparar para receber e também ter uma rotina de cuidados após a descoloração. Do contrário, ressecamento, pontas duplas e queda ou quebra podem ser as consequências.

Como ter o platinado perfeito sem sofrer?

O cabelo de Jade Picon no BBB22 é exemplo disso. Ao entrar no programa, a influenciadora cobriu o loiro, quase branco, e aderiu ao castanho escuro, mas como você pode ver nas imagens a conta chegou. 



Mas a notícia boa é que dá para ter um cabelo descolorido e saudável. Então, para te ajudar a prevenir e resolver o problema, separamos algumas dicas valiosas:

1) Prepare-se antes de descolorir os fios

É imprescindível verificar a saúde do cabelo antes de descolorir ou de qualquer outro processo químico, mas como saber o que o cabelo precisa? O teste de porosidade e o aspecto revelam se é necessário hidratar, nutrir ou reconstruir. Neste link você aprende o passo a passo e um pouco mais sobre cada etapa. 

 2) Se possível, faça a descoloração com um(a) profissional

Muitas pessoas descolorem em casa, prática que pode oferecer riscos, além dos danos às fibras capilares. Isso porque os dois componentes que têm a capacidade de retirar a pigmentação são a amônia e a água oxigenada, que quando inalados ou aplicados incorretamente provocam dores de cabeça, crises alérgicas, queimação e irritação das vias aéreas. 

Por isso, é fundamental combinar o platinado com uma rotina de cuidados intensivos. Fato que reforça a necessidade de fazer o cronograma capilar também após descolorir. 

3) Reponha os nutrientes

Mudou o visual? O foco agora é na reposição de nutrientes. E é o cronograma capilar feito no pré descoloração que vai te auxiliar nos cuidados necessários.

I. Antes de descolorir, reconstrua

Toda a transformação nos fios desestabiliza as moléculas de queratina, que precisarão ser estabilizadas logo em seguida. É ideal usar produtos de reconstrução: shampoos que limpam sem ressecar e agredir o couro cabeludo, condicionadores que evitam a quebra e queda, bem como máscaras que repõem a proteína perdida.

II. Lembre-se também de hidratar e nutrir 

A maciez, brilho e força são potencializadas com tratamentos hidratantes e nutritivos. Essas ações ajudam a repor e reter a água perdida na oxigenação feita pelo descolorante, respectivamente. 

Produtos que contém manteigas, óleos vegetais e vitaminas cumprem muito bem essa função. 

III. Aposte em produtos de qualidade

Homens e mulheres, nada de utilizar sabonete na lavagem. Os shampoos e condicionadores adequados que garantem um cabelo bonito e saudável.

As fibras serão reconstruídas, revitalizadas e receberão a quantidade de hidratação e nutrientes necessários através de linhas especializadas.

4) Dicas extras: evite calor e use protetores térmicos

O calor de secadores, chapinhas e da água prejudicam a recuperação. Eles definitivamente não combinam com descolorir. Somados, aumentam as chances de ressecamento, rompimento e queda dos fios.

Invista em protetores térmicos para prevenir. Eles são super aliados, pois enluvam os fios que em contato com o calor tem uma barreira contra os danos.

Além disso, é preciso respeitar as pausas entre químicas para que o cabelo esteja preparado para os eventuais retoques. 

Jade Picon sabia da importância disso tudo e até pediu um óleo reparador na primeira semana de confinamento, mas só um passo dentre os cuidados citados não basta. Ou seja, o conjunto que garante que o seu cabelo permaneça saudável e bonito. 

Conheça AQUI as linhas Reconstrutora, Hidratante e Fortalecedora Bulbo Raiz.