Os dias de confinamento em casa trouxeram muitos pontos negativos, como a saudade de quem amamos, a solidão para algumas pessoas, o medo do vírus e outros fatores que, se somados, resultam em estresse e ansiedade. Como se não bastasse essa angústia, algumas pessoas começaram a notar o cabelo mais oleoso e fios caindo em grande quantidade, o que não é apenas uma coincidência.
Ansiedade x Queda
Estudos científicos mostram que existe uma relação entre os diferentes tipos de estresse e a queda dos fios. Podendo ser a ansiedade uma das causas de eflúvio telógeno, uma condição onde o número de folículos pilosos que estão crescendo diminui, resultando em perda de cabelo e alterando a saúde do couro cabeludo.
Além disso, o excesso de estresse pode elevar as taxas de cortisol no corpo, o que também resulta em queda de cabelo, já que ele faz com que o organismo “entenda” que o cabelo não é importante. Além de estimular a produção do estriol, uma substância que desacelera o crescimento dos fios, deixando aquela sensação de calvície.
Estresse x Oleosidade
Assim como no caso da queda de cabelo, o nível elevado de cortisol causado no corpo por estresse também causa excesso de oleosidade nos fios, o que muitas pessoas já têm notado nesta pandemia. E não se preocupe caso tenha percebido o surgimento de caspa também, é normal que, junto com a oleosidade, apareça a dermatite seborreica.
Como amenizar
Após mais de 8 meses em casa e ainda enfrentando o vírus, é normal que os seus fios estejam mais ralos e o couro cabeludo esteja oleoso. Mas isso pode ser amenizado de algumas formas. Confira:
- Consuma alimentos com baixo índice de gordura;
- Evite ingerir açúcar em excesso;
- Use shampoos próprios para oleosidade e dermatite, como a linha Antioleosidade, a linha Calmante e a linha Cuidados Especiais com o Couro Cabeludo.
Todos esses cuidados irão fortalecer a raíz dos seus fios e diminuir a oleosidade do couro, o que contribui para evitar a queda de cabelo, minimiza o surgimento de caspa e, claro, mantém o cabelo bonito e saudável.
Voltando ao normal
Com o passar do tempo e a normalização das atividades, é muito provável que o nível de cortisol do seu corpo volte ao normal, também regularizando o estriol, o que irá fortalecer os seus fios e fazer com que eles voltem ao seu crescimento normal. Ou seja, a aparência de cabelo ralo e calvície irá sumir com alguns meses, e você voltará a ter os seus fios como sempre foram: saudáveis e fortes, contribuindo com a sua autoestima!
Você notou mudança nos seus fios durante a quarentena? Comente aqui o que mudou e o que você tem feito para amenizar esse problema!
Comentários