Já não é de hoje que os longos fios de cabelo dominaram a cabeça de muitos homens por aí, não é mesmo? Isso, porque com o passar do tempo os homens começaram a se preocupar mais com a aparência e a se cuidar mais, além de encontrarem com mais facilidade no mercado produtos dedicados a eles – sim, a eles. Não é recomendado que façam uso de produtos para as mulheres e nós iremos te explicar melhor o motivo.
Lavando o cabelo longo
Os homens já são muito acostumados a praticidade de lavar o cabelo. Isso, porque para a maioria dos que possuem cabelo curto, basta entrar debaixo do chuveiro, passar um shampoo qualquer, enxaguar e pronto. Porém, para homens de cabelo longo essa etapa não é tão simples, mas também não é nada de outro mundo.
Quando você opta por deixar os fios crescerem, problemas como ressecamento ou excesso de oleosidade costumam ser intensificados. Além disso, por terem os fios mais grossos e uma produção maior de sebo devido aos hormônios, o couro cabeludo masculino costuma exigir tipos de tratamento diferente dos das mulheres. Por isso é fundamental conhecer o seu cabelo e entender qual é a necessidade dele para que você possa tratar.
Outra dica importante é manter a raiz sempre bem higienizada, evitando as descamações e inflamações que podem causar, além dos problemas como queda e caspa ou uma aparência de desleixo indesejada.
Hidratação
Se antes o recomendado para os homens era evitar o condicionador pela oleosidade no couro cabeludo, para os que possuem cabelo longo a dica é usá-los com frequência e investir, também, em máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução, dependendo do seu tipo de cabelo e necessidades.
A função destes produtos é manter os seus fios alinhados e saudáveis, mas para que eles tenham o efeito esperado é importante que você utilize-os apenas da metade do cabelo para baixo, deixando a raiz livre do contato com condicionadores e máscaras e, claro, após o uso é preciso remover 100% do produto dos fios.
Cuidado com o calor e a umidade no cabelo longo
Além dos cabelo longo estar em alta no mundo masculino, eles também estão aderindo aos penteados, coques e rabo de cavalo. Entretanto, é importante ressaltar que por mais estiloso que isso fique, você precisa redobrar os cuidados antes de prender os fios ou secá-los com secador.
Secador e prancha
Para os homens que gostam de usar os utensílios térmicos para ajudar na hora de alinhar e modelar os fios, a dica é: use protetor térmico SEMPRE. Ele evitará que você cause danos maiores e ressecamento aos seus fios. Além disso, é muito importante só utilizar a prancha no cabelo 100% seco, para evitar queimá-lo.
Penteados e boné
Já para quem é adepto ao estilo coque samurai ou outros tipos de penteado e uso do boné, é muito importante se atentar a duas coisas: nunca prender o cabelo molhado ou úmido, isso pode danificar os fios e até facilitar o surgimento de fungos no couro cabeludo. O mesmo vale para o boné, sempre que for usá-lo garanta que os fios já estejam 100% secos.
Desembaraçando os fios
Para manter o visual de um cabelo bem cuidado, a dica é penteá-lo pelo menos duas vezes ao dia. Dessa forma, você distribuirá a oleosidade natural do couro cabeludo pela extensão dos fios e evita seu ressecamento. Além disso, uma boa alternativa para evitar o frizz e o aspecto “embaraçado” é utilizar pentes de madeira que quebram a estática e alinham os fios.
E se perceber que o seu cabelo está embaraçando mais do que de costume, é sinal de que chegou a hora de visitar um cabeleireiro e aparar as pontas. Um cabelo saudável e com as pontas aparadas é mais fácil de pentear e evita que os fios quebrem.
E aí, pensando em aderir ao cabelo longo ou já é adepto a esse estilo? Deixe aqui nos comentários as suas dúvidas e outras dicas.
Comentários