Desde a chegada do vírus, as pessoas têm revisto os próprios hábitos e repensado alguns estilos de vida, como é o caso dos barbudos! Afinal, a barba expõe mais as pessoas ao vírus? Todos devem tirá-la? Bom, assim como as mulheres não estão raspando seus fios durante a pandemia, você também não é obrigado a cortar a sua barba, mas, para isso, é importante que redobre os hábitos de higiene e siga algumas outras orientações.
Não tirei a barba. Como me cuido?
Se você optou por manter a sua barba, lembre-se: isso não é um problema e nem quer dizer que você irá se contaminar, isso apenas irá te obrigar a ter alguns cuidados a mais, como por exemplo, ao chegar em casa, higienize-a muito bem, assim como com as roupas e mãos, ou com a máscara, que pode ficar mal encaixada ao rosto por causa dos pelos, se atente a isso e procure uma máscara que atenda a essa necessidade específica.
Outra opção para você que não quer abrir mão da barba, mas está preocupado, é diminuí-la. Dessa forma, a chance de contato dela com o vírus diminui, facilita a aderência da máscara e você ainda continua com o seu estilo. Nesse caso, não relaxe com os cuidados quanto a higiene, independentemente do tamanho dos fios, é fundamental que você mantenha-a sempre limpa.
Higienizando os fios
Os barbudos já sabem: quanto maior os fios, maior os cuidados que você precisa ter. E isso sempre, não só durante a pandemia da Covid-19. Os fios longos e espessos podem acumular restos de alimentos, poeira e demais impurezas como o vírus. Tendo tudo isso em mente, separamos algumas dicas para te ajudar a se cuidar melhor, confira:
- Use produtos adequados durante a lavagem, apenas a água e um sabonete qualquer não são capazes de tirar todas as impurezas presentes ali. Shampoos próprios e shampoos neutros são os mais recomendados. E lembre-se de dar ainda mais atenção a esse cuidado após as refeições e ao chegar em casa.
- Apare os pelinhos que começarem a entrar na boca e no nariz. Isso, além de incômodo, acaba expondo ainda mais o seu possível contato com vírus e bactérias presentes ali.
Profissionais da saúde
No caso de profissionais da saúde, esses critérios são diferentes e dependem da norma de cada hospital. Afinal, são eles que têm contato direto com a doença e precisam estar protegidos ao máximo.
Ah, e lembrem-se, de toda forma, o “novo normal” dos barbudos exige, além de uma barba bem-feita e cuidada, uma barba definitivamente limpa e higienizada.
E você, barbudo, tem alguma dica valiosa para repassar?
Comentários