CrossFit, academia, luta, bike, corrida… são inúmeras as possibilidades de se exercitar. Mas o que todas essas modalidades têm em comum é o suor. E para evitar que os fios fiquem atrapalhando na performance ou aumentem a transpiração, é comum usarmos da força para prendermos os fios e evitar que eles se soltem durante a prática.
Não agrida suas raízes
Ao prender o cabelo apertado demais, você acaba forçando e danificando suas raízes, ainda mais se a gominha que você está utilizando for de silicone ou tiver parte em metal, o que acaba quebrando ou puxando a raiz dos fios. Além disso, ao prendê-lo com a umidade do suor, há a possibilidade de proliferação de fungos e consequente descamação. Entretanto, existem opções que agridem menos os fios e que permitem mantê-los controlados durante o treino.
Além das gominhas, outro vilão para o seu cabelo durante os treinos são os grampos e presilhas, que, se manuseadas de forma errada, acabam arrancando mais fios. Em alguns casos, a tração excessiva na raiz dos seus fios pode contribuir para o surgimento de alopecia. Por isso, o recomendado por especialistas é abusar de tranças embutidas, que não tencionam tanto os fios, ou rabos de cavalo/coques mais frouxos, com elásticos de tecido, que evitam o contato dos fios com o suor.
Reposição de nutrientes
Durante as atividades, o nosso corpo perde muito líquido e, junto dele, alguns nutrientes. Por isso, sentimos tanta necessidade de tomar água durante as práticas. Com o nosso cabelo não é diferente: ele tem necessidade de repor esses nutrientes perdidos. Por isso, profissionais recomendam a umectação com óleos vegetais durante o treino. O óleo é responsável por repelir umidade e ainda repõe a hidratação.
Além disso, após o treino, é fundamental dar uma atenção à lavagem dos fios, principalmente quem pratica esportes aquáticos e fica em contato com cloro. Afinal, é necessário limpar bem os fios e retirar os resquícios de suor, mesmo que seco, possibilitando que o couro cabeludo volte a respirar e a receber os nutrientes que você irá fornecer com o shampoo, condicionador e máscara.
Mas vale ressaltar que não é recomendado o uso de shampoo antirresíduo todos os dias, pois ele acaba removendo toda a oleosidade dos fios e deixando-os sem proteção. O ideal é utilizar produtos que reponham as proteínas e hidratem os fios ao mesmo tempo.
Em último caso
Você aproveita o horário do almoço para ir na academia e não tem tempo de lavá-lo imediatamente depois? Não precisa se desesperar. Existe uma opção baratinha e fácil de você evitar que o suor vá prejudicando o seu cabelo: o talco, aquele encontrado nas farmácias mesmo. Ele suga boa parte da oleosidade dos fios e tira a aparência de suor desagradável.
E você, como faz para manter os seus fios longe do suor durante a malhação?
Comentários