Está se alimentando corretamente, fazendo o uso de produtos de cabelo adequados e, ainda assim, vê seus fios caindo sem uma causa aparente? Então o motivo pode estar no ar. Afinal, partículas de poluição prejudicam os fios, da raiz até as pontas.
Por que acontece?
Em cidades com um maior índice de poluição, partículas de toxinas e carcinógenos (substâncias cancerígenas emitidas no ar, tanto naturais quanto sintéticas) são encontradas no ar, alterando a raiz capilar e danificando os fios em toda sua extensão. Afinal, essas partículas bloqueiam mecanismos de produção de queratina, beta-catenina e outras proteínas que auxiliam no crescimento de novos fios.
O ar poluído também estimula a inflamação do couro cabeludo, e a irritação deste tecido leva ao afinamento capilar e queda de fios. Além disso, também causa vermelhidão, excesso de sebo, caspa, dor na raiz do cabelo e perda de cabelo. E para quem já possui tendência a calvície/alopecia capilar, o contato com os altos índices de poluição podem acelerar ou agravar esse processo.
Como prevenir?
Escolhas e hábitos podem interferir diretamente na sua exposição aos fatores poluentes e agentes tóxicos. Afinal, dependendo de suas escolhas, seu grau de exposição a esse risco é maior, também aumentando sua chance de desenvolver outros problemas de saúde, como doenças respiratórias e de pele.
Por isso, a melhor maneira de garantir sua saúde e a saúde de seus fios é descobrindo a causa do problema e tratando adequadamente dela. No caso da poluição, o mais indicado é realizar a lavagem dos fios diariamente ou com no máximo um intervalo de um dia para impedir o acúmulo de agentes poluentes e o excesso de oleosidade no fio e couro cabeludo.
Então, durante a lavagem, o indicado é massagear bem os fios e utilizar shampoos com agentes purificantes pelo menos uma vez por semana. Não se esqueça de lavar bem o seu cabelo e tirar todo o resíduo de produto dele. Lavá-lo e enxaguá-lo bem é fundamental para retirar todas as partículas poluentes do seu couro cabeludo.
Outra forma de prevenir esse problema é manter um estilo de vida saudável, não fumar e evitar contato com fumantes, uma boa alimentação, que possua baixo índice de gorduras e ricos em substâncias antioxidantes e a prática de atividades físicas com frequência.
Tratamento
Se você já sente que seus fios estão mais ralos, afinando ou caindo com maior frequência, mesmo seguindo todas essas recomendações, o ideal é tratá-los para evitar que caiam mais fios e recuperar o que já foi perdido.
Nossa linha Fortalecedora e Cuidados Especiais Com Os Fios são ideais para esse tipo de problema e tratam de forma assertiva os danos causados por agentes externos.
Se você também sente os danos da poluição nos seus fios, conta aqui pra gente como faz para minimizar seus efeitos.
Comentários