Que a gravidez traz inúmeras mudanças no corpo das mulheres todo mundo sabe. Entretanto, o que muita gente não sabe e só descobre quando acontece são as mudanças no cabelo durante a gestação e o pós-parto.

Mudanças hormonais

O estrogênio, hormônio feminino e responsável pela textura e brilho da pele e do cabelo, é o responsável pelo controle da ovulação e estimula o desenvolvimento mamário. Além disso, ele é, também, o responsável por preparar o corpo feminino para a gravidez. Por isso, desde o começo já é possível notar as mudanças físicas e os sintomas gerados pelo aumento de produção desse hormônio pelo organismo.

Já no pós-parto, o que para as mães parece ser a pior fase dos fios, o corpo começa a se restabelecer, e os níveis hormonais aos poucos voltam ao normal, por isso ocorrem outras mudanças. Mas, por sorte, esse período costuma durar pouco tempo, em média de 2 a 4 meses.

mulher durante a gravidez abraçando a barriga

Durante a gravidez

Algumas mulheres dão sorte e percebem um cabelo mais bonito, com mais brilho e volume. Já outras passam 9 meses lutando contra fios rebeldes, sem brilho, fracos e sem volume. Neste último caso, é importante não procurar soluções e tratamentos sem conversar antes com o médico. Por isso, separamos dicas que podem te ajudar a mantê-lo bonito sem arriscar sua saúde e do seu bebê.

● Corte. As pontas duplas dificultam o alinhamento dos fios;
● Mantenha um cronograma capilar. Isso ajudará a manter os fios hidratados e evita que eles fiquem fracos e quebradiços;
● Se for adepta à tintura de cabelo e não conseguir ficar sem retocar a raiz, procure usar produtos mais naturais e sem química;
● Caso for descolorir os fios, evite que o produto entre em contato com o couro cabeludo;
Converse com seu médico e veja se não é necessário fazer uma reposição de vitaminas.

Durante o puerpério

Diferente do que algumas pessoas pensam, depois do parto as coisas não voltam ao normal em um piscar de olhos. Sendo assim. durante os três primeiros meses do bebê, é super normal que o cabelo comece a cair em quantidades significativas. A causa disso é a diminuição dos níveis de estrogênio no corpo da mulher.

Os fios, em períodos normais, passam pela fase de crescimento, estabilização e queda. Já na gravidez, devido ao aumento dos hormônios, a fase de estabilização é bem maior, por isso algumas mulheres percebem mais volume, e no pós-parto eles voltam ao ciclo normal e começam a cair.

Para essa fase, a primeira dica é não se desesperar e lembrar que é uma fase temporária. Seguir uma dieta balanceada também pode ajudar a controlar a queda. Além disso, o uso de produtos de tratamento antiqueda, tratamentos de hidratação e nutrição também podem ajudar. Entretanto, lembre-se: ainda não é indicado fazer aplicação de químicas, que podem trazer problemas de saúde para a mãe e para o neném. Sendo assim, dê preferência para produtos naturais enquanto estiver amamentando, e sempre que tiver dúvidas consulte o seu médico!

E aí, está enfrentando alguma dessas fases e tem uma ótima dica para compartilhar? Então deixe nos comentários!