A dificuldade de pentear o cabelo e se desfazer de um nó nos fios se torna um problema tão grande para algumas pessoas que começa a interferir nas atividades do dia a dia, já que pode levar tempo e se mostrar ineficiente, o que impede que os fios fiquem alinhados e com um bom caimento.
Você sofre ou já sofreu com os nós que o cabelo insiste em dar? Esse problema, que na maioria das vezes atinge pessoas de cabelos mais longos, tem solução — é mais simples do que você imagina. Por isso, separamos neste texto algumas dicas para te ajudar a não passar mais por isso, confira.
Causas
O ressecamento dos fios tende a ser a maior causa do embaraçamento, já que os fios ressecados adquirem uma textura mais áspera, devido às cutículas abertas, que facilitam a formação de nós. Em geral, o cabelo longo sofre mais com esse problema justamente por seu comprimento, que impede a oleosidade natural do couro cabeludo de chegar até as pontas, resultando no ressecamento e facilitando a formação de nó.
Sendo assim, listamos alguns dos motivos mais comuns dos cabelos ressecados, que são:
- Exposição à água salgada;
- Exposição excessiva ao sol;
- Uso excessivo de modeladores (babyliss, prancha);
- Processos químicos;
- Clima seco.
Dicas para desembaraçar os fios
A dica para quem tem cabelos lisos é separar mechas e, pacientemente, começar a escovar pelas pontas e ir subindo quando já não sentir mais algum nó. Além disso, é importante fazer o processo com cuidado para não quebrar os fios e acabar prejudicando ainda mais a questão estética.
Entretanto, para as cacheadas as dicas são outras: durante o banho, use os dedos para desembaraçar levemente enquanto passa o shampoo e somente utilizar escovas ou pentes na hora em que estiver passando condicionador ou enquanto o cabelo ainda estiver molhado/úmido. Além disso, é muito importante que seja feito com cautela para evitar a quebra dos fios.
Evitando a formação de um nó
Para evitar que os nós apareçam e o cabelo perca o tão sonhado brilho é importante ter certos cuidados, como por exemplo:
- Ter e seguir um cronograma capilar;
- Evitar o uso de produtos químicos;
- Utilizar produtos específicos para seu tipo de cabelo;
- Cortar as pontas com frequência;
- Ter o acompanhamento de um profissional capacitado.
Portanto, com cuidados simples e dedicação, é possível evitar que se tenha grandes consequências desse problema e manter um cabelo saudável e bonito. Agora é só colocar em prática nossas dicas e depois contar pra gente se funcionou mesmo!
Comentários