Como tudo no nosso corpo, os fios e o couro cabeludo vão perdendo força com o passar dos anos. Por isso, é muito comum ver pessoas mais experientes com quantidades menores de cabelo e o enfraquecimento dos fios. Afinal, o nosso couro cabeludo trabalha em um ciclo contínuo de crescimento e fortalecimento dos fios, e com o passar dos anos e as agressões sofridas pelo sol, poeira, produtos químicos e aparelhos eletrônicos, ele perde sua força natural e, assim, diminui sua produção habitual.

Só que nem tudo é ruim nesta história. Esse ciclo é normal, faz parte do corpo humano. A redução dos danos é que pode ser aplicada para diminuir esse enfraquecimento e, consequentemente, manter a beleza e a saúde de toda estrutura capilar por muito tempo. Se prepara, porque vamos te dar dicas valiosas para curtir muito com seus fios. Anota aí:

#1 Sua alimentação é fundamental   

Mulher morena comendo salada para evitar o enfraquecimento dos fios.

Parece clichê, mas é muito importante! Uma alimentação equilibrada é a chave para que possamos conseguir manter a saúde do corpo inteiro, inclusive com a estrutura capilar.

Um dieta rica em frutas e verduras é muito benéfica para a saúde capilar e evita o enfraquecimento dos fios. Os nutrientes como magnésio, cálcio, zinco, potássio e sódio fazem muito bem para o enriquecimento da saúde do seu cabelo. E os principais alimentos que possuem essas substâncias, são:

  • Abacate, melão, abacaxi, tomate, banana e uva.
  • Folhas verdes em geral.
  • Frutos do mar, principalmente salmão e sardinha; ovo e carnes vermelhas.

Todos esses nutrientes ajudam na manutenção da flexibilidade, força, hidratação, queratina e proteínas da estrutura capilar. Invista em uma alimentação rica nesses alimentos e sinta seu cabelo mais saudável por muito mais tempo.

#2 Proteção interna e externa contra o enfraquecimento

Se pudéssemos evidenciar um “inimigo” dos fios, ele se relacionaria à força excessiva dos raios UV, principalemente  em países como o Brasil, onde os raios solares são mais intensos e a nossa exposição a eles é maior. Por isso, a estrutura capilar sofre com o aquecimento, ficando ressecada e muito danificada.

Entretanto, acessórios de proteção como bonés e chapéus possuem certa restrição, já que seu uso contínuo pode provocar o abafamento da raiz e, consequentemente, disfunções ligadas à proliferação de fungos e bactérias.

O mais indicado é investir em produtos à base de protetores térmicos, além dos tratamentos de hidratação, feitos com a regularidade adequada para o seu tipo de fio. Além, claro, de sempre que possível evite a exposição ao sol nos horários de maior intensidade dos raios, geralmente de 10h às 15h.

#3 Seu cabelo merece um pouco do seu tempo

Mulher penteando o cabelo

A gente sabe que a rotina é muito agitada e nem sempre sobra tempo para destinar nossa atenção aos cuidados com os fios. Porém, saiba que estes cuidados podem significar uma mudança bem significativa na beleza e saúde deles.

Desde o uso dos pentes pela manhã ou na higienização completa ao final do dia, essas ações são um diferencial que precisamos manter diariamente para que nossos fios tenham mais longevidade.

Além destes cuidados básicos, é importante fazer um acompanhamento profissional, dessa forma você saberá exatamente quais tratamentos são os mais necessários e como eles devem ser aplicados.   

Viu? São passos até tranquilos de serem seguidos e, mesmo simples, vão fazer muita diferença com o passar dos anos. Mas não se esqueça: para um resultado mais assertivo, todas essas ações devem ser aplicadas por tempo ininterrupto, não vale fazer em um mês e no outro não, hein!