Muito mais do que estética, os cabelos possuem relação com a autoestima, com nosso bem-estar e possuem, ainda, muita simbologia histórica. Desde os primórdios da sociedade, o cabelo sempre foi relacionado à força e vitalidade pessoal. OU seja, quanto mais longos e espessos, mais forte e poderosa seria a pessoa.

Com o passar dos anos, a percepção sobre os fios mudaram e surgiram novas visões interpretativas sobre eles. Agora é possível representar força e poder com cabelos curtos ou longos. E é sobre esse aspecto simbólico e histórico que vamos falar hoje.

mulher-branca-de-costas-penteado-trança

Força histórica e cultural dos cabelos

Desde aspectos culturais, de saúde ou mesmo um estilo de vida, os cabelos representam muito mais do que um ato ou posição estética. Com eles, somos capazes de contar histórias sobre a evolução humana.

Quem nunca ouviu a história de Sansão, que cultivava sua força em seus longos fios? Pois é, desde os primeiros momentos da humanidade essa relação já era bem forte, e dá pra notar ainda hoje: já reparou que em quase todos os filmes que retratam tempos passados, homens e mulheres possuem longas madeixas? Isso não é por acaso. A intenção era justamente mostrar poder e força com esse estilo que voltou a ser tendência entre todos os públicos atualmente.

Já no aspecto cultural, podemos usar o exemplo dos países orientais, onde é bem comum, ainda hoje, encontrar pessoas ligadas à essências espirituais que identificam no cabelo uma espécie de crença ou força superior. Assim como Sansão, elas entendem que quanto maior o cabelo, maior a força física e mental.

mulher-branca-de-perfil-de-coque

Simbologia contemporânea

Algumas técnicas de análise foram surgindo com o passar dos tempos e, atualmente, existem práticas como a do visagismo, que identifica, por exemplo, – a partir das características de cada pessoa – o estilo de cabelo que elevará os aspectos positivos dos indivíduos.

Atualmente os cabelos longos não representam necessariamente essa força de antes, é possível identificar algumas pessoas que mesmo com os fios curtos, têm um toque imponente, de força e vitalidade.

Por isso, no mundo contemporâneo, essas mitologias não são exatas como já se acreditou um dia – o simbolismo dos cabelos estão, mais do que nunca, atrelados às próprias características pessoais. Logo, seja com fios curtos ou longos, o importante é você se sentir bem, com confiança e a autoestima lá em cima. Isso tudo lhe fará se sentir bem, forte e com o corte que combina com você.

Então, mais importante do que manter fios longos ou curtos, lisos ou cacheados é se sentir bem com eles, afinal, o simbolismo mais interessante de todos sempre será o que nos deixa confiantes e de bem com nós mesmos. Agora queremos saber: qual é a sua crença sobre o cabelo e como você mais gosta dele? Conta aí pra gente! 😉