Já é fato: manter o cabelo livre da oleosidade excessiva é muito difícil. Mas o que poucos sabem é que simples ações diárias podem ser os causadores da produção elevada dos óleos naturais da estrutura capilar.
Por isso, nós separamos as causas mais comuns, que podem estar bem presentes na nossa rotina e influenciar nos níveis da oleosidade capilar. Confira e não se esqueça de que essas ações devem ser evitadas. Combinado?
Evite passar as mãos nos fios
Nós sabemos que é quase impossível ficar um dia todo sem passar as mãos pelo cabelo. Mas essa ação deve ser evitada, já que ela é uma das principais causadoras da oleosidade e de outras disfunções da estrutura capilar. Isso porque nossas mãos podem transmitir poluição, sujeira e suor para os fios.
Por isso, se você tem um franja ou algumas mechas que sempre ficam caindo no rosto, é indicado que use uma presilha para prendê-las. E, se for retocar o penteado, não use os dedos; dê preferência para a escova.
Não mantenha os fios molhados por muito tempo
Você tem o hábito de lavar o cabelo e deixá-los secar ao ar livre? Se sim, saiba que isso também pode provocar a oleosidade em níveis elevados, por isso, use a toalha e seque-os cuidadosamente após a lavagem.
Dormir com os fios molhados também não é indicado, pois, além de aumentar a produção dos óleos capilares, essa ação pode provocar a alopecia e, até mesmo, a caspa. Então, se você for lavar, não se esqueça de secar.
Água muito quente estimula a oleosidade
Essa ação é bem comum e também difícil de evitar. Já se imaginou lavando o cabelo com água fria no inverno? É complicado, mas é o melhor para a saúde e beleza dos fios e de todo estrutura capilar.
A água muito quente provoca o ressecamento e, consequentemente, a produção acima do comum das glândulas sebáceas, responsáveis pela oleosidade excessiva. Por isso, indicamos que lave os fios pela manhã e em um período específico só para essa ação. Assim, o frio não vai ser tão incômodo quanto seria no final do dia. Se for inevitável, prefira a água morna.
Essas são ações bem comuns da rotina, que, se evitadas, podem trazer diversos benefícios no controle da oleosidade capilar. Você já conhecia essas dicas ou vai adotá-las a partir de agora? Para ler mais sobre cuidados com a saúde e beleza dos fios, acompanhe nosso site, sempre tem coisa nova e legal por aqui: www.bulboraiz.com.br 🙂
Comentários