Como você costuma cuidar dos seus fios durante a agitação da rotina? Nós sabemos, é difícil assimilar tantas tarefas e ainda conseguir um tempo para cuidar de forma adequada dos fios. Entretanto, algumas ações bem comuns que fazemos para disfarçar ou ajeitar o cabelo podem, nas verdade, prejudicar ainda mais a saúde e beleza de toda estrutura capilar. Por isso, selecionamos pequenas ações que você deve evitar de fazer com o cabelo:
1 Prender os fios molhados
Você já está com pouco tempo para chegar ao compromisso, acabou de lavar o cabelo, mas não terá tempo de fazer o penteado ideal e, muito menos, de secá-lo. Prendê-lo parece ser a solução ideal, não é?
Mas não é! Essa ação pode ser bem prejudicial à saúde dos fios, já que o abafamento aliado ao alto índice de umidade pode gerar fungos e bactérias e, consequentemente, diversas disfunções na base da estrutura capilar, provocando, entre outras coisas, a queda.
Então já sabe: se seu dia for pedir esse estilo de cabelo, que seja sempre quando ele estiver seco e, mesmo assim, é bom evitar mantê-lo preso por longos períodos. Combinado?
2 Arrancar as pontas duplas não é a solução
Nós sabemos: é quase impossível resistir à tentação de arrancar os fios ou as próprias pontas duplas. O problema é que essa ação pode prejudicar o crescimento saudável do cabelo.
Apesar da disfunção, mesmo os fios duplos possuem seu crescimento natural e, quando interferimos nesse processo, podemos estar colocando em risco a força da raiz e, logo, enfraquecendo a própria estrutura capilar.
3 Manter o condicionador nos fios
Às vezes temos a impressão de que o condicionador deixa os fios mais sedosos e brilhosos, e deixam mesmo, mas para essa ação se manter, é necessário sempre enxaguá-los. Quando o deixamos por muito tempo na estrutura dos fios, provocamos o abafamento das escamas, enfraquecendo a proteção natural e provocando a quebra e até mesmo o ressecamento.
4 Aparelhos térmicos para fios molhados
Não, não dá para usar a chapinha ou outros aparelhos de emissão de calor nos fios molhados. A pressa pode ser a que for, mas é bem mais recomendável que se use esse tipo de aparelho só quando o cabelo estiver completamente seco e, de preferência, de forma natural.
Caso contrário, os danos aos fios vão desde o ressecamento, até a quebra. E, inclusive, o seu aparelho elétrico pode ficar danificado pelo contato com a região muito úmida. E, sim, o secador elétrico também tem suas restrições: evite usar com muita frequência; mantenha-o sempre com uma distância mínima de 30 centímetros dos fios e acompanhe os movimentos com um pente.
5 Vai lavá-los? Então, nada de água quente!
Nós já te contamos: o calor não é aliado da saúde e beleza dos nossos fios. Quando higienizamos o cabelo com água em temperaturas elevadas, provocamos o ressecamento excessivo e, como consequência, a oleosidade é estimulada, assim como a quebra e até as pontas duplas.
Independentemente da situação ou estação do ano, o recomendável é sempre usar água fria. O que não tem contradição é o número de vezes que se pode lavar o cabelo, claro, desde que da forma mais adequada. Certo?
Viu? É quase impossível que já não tenhamos feito todas essas ações. Elas são bem comuns, mas precisam ser evitadas. Aos poucos, vamos diminuindo essas práticas e você poderá sentir o efeito positivo disso em seus fios.
Atente-se para evitar tudo isso e nos conte se realmente valeu a pena. Nós sabemos que você vai adorar! 😉
Comentários