Disfarçar as pontas duplas é, digamos, uma tarefa que visa a uma solução paliativa a curto prazo, de emergência, mas nem um pouco complicada.
No entanto, antes de tudo, para entender como as dicas que daremos para você são valiosas, é preciso ter em mente o que exatamente são as pontas duplas, suas causas e malefícios para os cabelos.
Quer saber tudinho sobre o assunto? Então leia nosso texto até o final!
O QUE PROVOCA AS PONTAS DUPLAS?
Um estudo encomendado por Head&Shoulders aponta que 85% das brasileiras acreditam que o cabelo influencia a autoestima. Imagine, então, encarar um cabelo lindo, sedoso e brilhante, mas com pontas que parecem uma espiga de milho? Uma situação capaz de deixar qualquer uma delas estressada.
Esse cenário é sinal de que a cutícula capilar – a parte mais externa do fio – está aberta, favorecendo a desproteção. Ou seja, mais que comprometer a aparência dos cabelos, deixa os fios frágeis e mais propensos à quebra. É aí que moram as pontas duplas.
Essa abertura da cutícula capilar é passível de acontecer por estar mais exposta às agressões do dia a dia, vindas do sol, do vento, de agentes poluentes e por aí vai. Assim, o fio acaba perdendo hidratação e os nutrientes certos que o mantêm forte.
Além disso, as pontas duplas também podem ser causadas por outros fatores, como uso de secador e chapinha, danos químicos (coloração e descoloração; alisamentos), água do mar, cloro e até a própria ação de pentear sem os cuidados corretos.
Na hora do aperto, vale apelar até para a cozinha
Em muitos casos, é comum as pessoas resolverem o problema das pontas duplas cortando o mal pela raiz – ou seja, cortando os cabelos. Por outro lado, muita gente não quer tirar o comprimento dos fios e, diante de uma rotina corrida, com tempo curto para se dedicar a um cronograma ideal de cuidados capilares, é possível disfarçar as pontas ressecadas.
Confira as dicas que trouxemos para você testar em casa:
Vaselina: feita para os seus cabelos
Nem todo mundo sabe, mas a vaselina é amplamente usada para tratar a beleza dos fios. Você pode aplicar um pouco dela nas pontas dos cabelos e finalizar com o secador, uma vez que a vaselina tem um grande poder de hidratação e é emoliente, favorecendo o brilho das madeixas.
Azeite de oliva? Sim!
Quem já aplicou óleo de coco nos cabelos não pode achar isso estranho: se você passar um pouco de azeite de oliva nas suas pontas ressecadas e deixar agir por meia hora, é só lavar com água em seguida e testemunhar cutículas recém-seladas e um aspecto muito mais saudável.
Queratina e outras coisinhas
Quando as pontas dos seus cabelos estiverem extremamente ressecadas, aplique uma ampola pequena de queratina duas vezes por semana. Não é uma solução rápida, mas, se tiver um tempo, vale a pena.
Além disso, procure usar diariamente óleo de argan ou outro óleo cosmético com proteção solar e antitérmica, como leave-ins e finalizadores. Eles amenizam a ação do sol nos cabelos e, consequentemente, evitam as pontas duplas.
E aí, curtiu as dicas? São ótimas para a hora do aperto, mas, assim que tiver a oportunidade de organizar uma rotina de cuidados com a beleza do cabelo, recomendamos muito que você crie um cronograma capilar de hidratação, nutrição e reconstrução. Para isso, os produtos da Bulbo Raiz são a melhor pedida.
E se você tem mais dicas para lidar com as pontas duplas, escreva aqui embaixo, nos comentários!
Comentários