Provavelmente você já ouviu falar que existe um período mais adequado para cortar pelo menos as pontas dos fios. Mas será que é verdade? Segundo os especialistas, isso não passa de mito. Não existe um tempo predeterminado para realizar um novo corte de cabelo. É bem variável na verdade, e diversos fatores podem influenciar no tempo entre um corte e outro. O que existe é uma média, que varia entre dois e quatro meses para os homens, e de seis a sete meses para as mulheres, mas esse número não é exato.
Crescimento dos fios
Cada organismo possui um funcionamento bem particular, o que influencia diretamente no crescimento dos fios, assim como a prática de exercícios, alimentação e até o sono. Ou seja, a média de tempo em que o cabelo cresce é bem singular, e por isso, é quase que impossível estabelecer um período geral mais adequado para aparar as madeixas. Logo, a melhor pessoa para definir isso é você.
Existem, também, algumas dicas para te ajudar a definir o melhor momento para cortar os fios: o seu estilo provavelmente é o fator que deve predominar na hora dessa decisão. É hora de trocar os longos fios por um estilo mais curto ou preservar uma nova longa cabeleira? Outro aspecto está relacionado aos possíveis danos em seu cabelo, causados tanto por processos químicos ou pela ação externa, como a poeira e os raios solares.
Mitos sobre corte
Você já deve ter ouvido sobre a influência das fases da lua no cabelo, certo? Mas, calma, isso também não passa de mito. Não há uma fase da lua mais adequada para você cortar ou aparar os fios, mas existem várias pessoas que acreditam nessa crença, que define as fases da seguinte maneira:
- Lua nova: é a melhor fase para mudar o visual, a raiz ficará fortalecida, e os fios mais maleáveis, por causa da renovação e revitalização que essa lua traz.
- Crescente: nesse período, o mais indicado é apenas aparar as pontas dos fios, assim, o crescimento será acelerado e com bastante brilho, principalmente se feito entre 00h00 e 18h00, isso eliminará qualquer tipo de química que possa danificar os fios.
- Cheia: segundo os astrólogos, quando cortados nesse período, os fios passam a crescer com mais volume e resistência perante os tratamentos químicos, beneficiando também a hidratação.
- Minguante: nesta fase, é aconselhável deixar o cabelo voltar à cor natural, além de cortá-lo em até 3 centímetros, assim, ele ganhará força, evitando inclusive a queda.
Agora que já conhecemos quase tudo sobre os períodos em que se deve ou não cortar o cabelo, podemos afirmar que a melhor pessoa para definir isso é você! Vá de acordo com seu estilo, com sua vontade atual e suas necessidades. Fato é que esse procedimento deve ser feito por especialistas, e nossa maior recomendação é para que você cuide sempre não só da estética, mas também da saúde de toda estrutura capilar. E claro, para isso, os produtos naturais da Bulbo Raiz te ajudam. Agora conta aí pra gente, quando será seu próximo corte?
Comentários