Você provavelmente já ouviu ou leu essa palavra, e a tendência é que ela se torne mais presente ainda no nosso cotidiano. A tricologia é a especialidade dermatológica que cuida da saúde de toda estrutura capilar, envolvendo desde a formação do folículo até a ponta dos fios.

De formação grega, a palavra tricologia está relacionada aos estudos do cabelo, e tem seu primeiro registro ainda em 1902, mas vem ganhando maior destaque no Brasil apenas nas últimas décadas. O crescimento dessa área da saúde está alinhado com o também crescimento da procura por tratamentos capilares, seja com fins estéticos ou para o bem-estar dos fios, tanto pelo público masculino, quanto feminino.

O tricologista, que geralmente possui formação médica em dermatologia, com especialização nos cuidados da estrutura capilar, é o profissional mais indicado para estabelecer os tratamentos mais adequados para cada tipo de disfunção capilar, além de pontuar as mudanças de comportamento do paciente, já que na maioria das vezes problemas como queda de cabelo, tricotilomania e oleosidade, são influenciados  também por aspectos emocionais e de alimentação inadequada.

Formação

Com o crescimento pela busca dessa especialização, os cursos destinados à ela já se fazem presente. A Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC) dispõe 18 disciplinas obrigatórias para formação nessa área, que juntas somam uma carga horária com cerca de 400 horas-aula.

É necessário ainda para a formação completa do profissional, um aproveitamento de no mínimo 70% em cada disciplina, além de 75% de frequência. Todos os detalhes referentes ao curso de tricologia estão disponíveis no site oficial da SBC: www.sociedadedocabelo.com.br.

Essa particularidade dos cuidados com os fios é procurada principalmente por visagistas, cabeleireiros, farmacêuticos, esteticistas, além de químicos e biomédicos, que atuam na elaboração de produtos destinados à essa finalidade e dermatologistas que buscam essa especialização que vem crescendo em ritmo acelerado.

Agora que você conhece esse profissional e sua importância para manutenção da nossa saúde e estética capilar, já sabe a quem recorrer para manter o bem-estar de uma das partes mais importantes do nosso corpo. E se é apaixonado por essa área, essa pode ser a profissão que mais combina com você. E aí, curtiu? Então conta pra gente, vai fazer uma visita ao tricologista ou quem sabe até se tornar um?