Certamente você já ouviu muita coisa sobre os cabelos grisalhos, afinal esse é um dos temas que mais causa polêmica quando o assunto é a estrutura capilar. Mas quais são as verdades definitivas sobre os fios brancos? Nós vamos descobrir agora!

O que realmente causa os fios brancos?

A causa deles é essencialmente natural e está ligada à perda das células responsáveis pela produção de melanina, pigmento que dá cor aos fios e à pele. A apoptose, fenômeno que dá nome ao enfraquecimento e desaparecimento das células, ocorre em nosso organismo principalmente pelo avanço da idade, logo, quanto mais velho, maior a possibilidade dos fios grisalhos.

Mas essa regra não é necessariamente seguida à risca quando se trata do momento exato do surgimento desses fios. Por isso, existem diversos casos de adolescentes com mechas grisalhas e isso pode ser mais comum do que se imagina, já que a produção ou não dessas células está diretamente ligada à genética hereditária. Ou seja, se os seus pais tiveram os cabelos descoloridos na juventude, provavelmente você também terá.

Existem ainda diversas causas que estão relacionadas ao surgimento dos fios brancos precocemente. Como o estresse excessivo, disfunções hormonais e deficiências nutricionais, com a falta de ácido fólico e vitamina B12 no organismo.

Ao arrancar os fios brancos, nascerão outros da cor que era antes

Sabe aquela história de que quando arrancamos um fio branco, nasce outro preto no lugar? Ela não passa de mito, afinal o cabelo está descolorido graças ao enfraquecimento das células e, quando arrancamos, apenas o fio sai, a célula continua a mesma. Ou seja, se nascer outro fio, também nascerá branco.

O mesmo vale para o mito de que arrancar um, faz crescer mais sete. Isso não passa de crença ou coincidência, já que se surgiu um, provavelmente surgirão mais alguns de qualquer forma, o ato de arrancá-los não tem nenhuma relação.

O grisalho atinge mais os homens

Também é mito. O sexo não é fator diferencial para o surgimento de mais ou menos fios brancos. O que gerouessa ideia pode estar relacionado ao fato de que os homens geralmente assumiram os fios, enquanto as mulheres utilizavam a coloração capilar para disfarçá-los. Paradigma que também passa por uma alteração, já que além de natural, o grisalho já é tendência entre ambos os sexos.

Fios brancos amarelam com o tempo

O contato excessivo com produtos químicos pode dar uma tonalidade mais amarelada aos fios, por isso é importante manter alguns cuidados especiais, se você deseja manter o grisalho bonito e saudável.

Mas se você está preocupado com o surgimento desses fiozinhos, não tem problema. Eles não –necessariamente – anunciam a chegada da idade mais avançada e nem é sinal de fraqueza. Pelo contrário, é charmoso e, mais do que tudo, natural. E aqui você já sabe, naturalidade é fundamental!

Se seu desejo é assumir o cabelo grisalho com muita beleza e saúde, a Bulbo Raiz pode ajudar. Entre em contato e descubra como manter toda sua estrutura capilar muito mais bela e saudável, afinal nossa expertise é ser natural. Agora conta pra gente, vai manter os fios brancos ou não?